Mapeamento bibliográfico da inclusão de deficientes visuais na aprendizagem de matemática

Autores/as

  • Paulo Sergio de Oliveira Conceição Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural
  • Carla Lima Santos nstitituto Federal de Brasília - Campus Estrutural
  • Karla Amâncio Pinto Field´s Institituto Federal de Brasília - Campus Estrutural
  • Ana Maria Libório Oliveira Institituto Federal de Brasília - Campus Estrutural

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.55959

Resumen

Este artigo tem por objetivo divulgar os resultados parciais sobre a pesquisa do Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ que tem como um dos objetivos específicos mapear os artigos publicados sobre educação matemática de deficientes visuais. A metodologia consistiu em analisar as edições das principais revistas de educação matemática, bem como a Revista Brasileira para Cegos, no período de 2000 a agosto/2018. Foram encontrados e selecionados vinte e oito artigos, entre eles, relatos de experiência e entrevistas. Os resultados apontam que o maior número de publicação é da Revista Benjamim Constant, revista destinada ao público deficiente visual. Nas outras revistas a quantidade de artigos publicados é bem restrito, o que evidencia que o tema é pouco explorado, sendo necessário intensificar as pesquisas nessa área. Uma proposta para se reverter esse quadro é incluir projetos de pesquisa na área de inclusão nos cursos de licenciatura, pois é necessário que alunos deficientes visuais sejam incluídos na rede regular de ensino e que tenham uma educação de qualidade, uma vez que é de direito tais condições.

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Biografía del autor/a

Paulo Sergio de Oliveira Conceição, Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural

Discente de Licenciatura em Matemática, Pesquisador PIBIC/CNPQ.

Carla Lima Santos, nstitituto Federal de Brasília - Campus Estrutural

Discente de Licenciatura em Matemática, Pesquisadora PIBIC (Voluntária)/CNPQ.

Karla Amâncio Pinto Field´s, Institituto Federal de Brasília - Campus Estrutural

Professora do Instituto Federal de Goiás-Campus Itumbiara em Exercício Provisório no IFB Campus Estrutural. Doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Química pela Universidade Federal de Uberlândia(2001). Licenciada em Química pela Universidade Federal de Uberlândia(2002).Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais (NuPEPE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Itumbiara. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Matemática, Educação e Sociedade, do IFB Campus Estrutural. Colaboradora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Experiência em formação de professores de Química e elaboração de sequência didática.

Ana Maria Libório Oliveira, Institituto Federal de Brasília - Campus Estrutural

Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade Educação Matemática na Universidade do Minho em Portugal, Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional de Colômbia - UNAL/CO (2010), Título revalidado pela Universidade Federal do Amazonas equivalente ao Título de Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. Especialista em Docência do Ensino Superior - UCAM/RJ (2003) e Graduada em Licenciatura em Ciências e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Araxá - MG (1999). Pesquisadora, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade - NEPECS/CNPQ, membro do Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos - GPEG/CNPQ, membro do Núcleo de Pesquisa em Matemática, Educação e Sociedade/CNPQ. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, atualmente em exercício no IFB - campus Estrutural. Sobretudo, atuando na Formação dos Cursos de Engenharia, Tecnologia e Licenciatura, promovendo as Tendências no Ensino da Matemática em Modelagem, Etnomatemática e Tecnologia, assim como, Matemática Aplicada.

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Publicado

2019-01-15

Cómo citar

CONCEIÇÃO, Paulo Sergio de Oliveira; SANTOS, Carla Lima; FIELD´S, Karla Amâncio Pinto; OLIVEIRA, Ana Maria Libório. Mapeamento bibliográfico da inclusão de deficientes visuais na aprendizagem de matemática. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 1, p. 01–10, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.55959. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/55959. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres