Identificando práticas educacionais no Instagram: uma revisão sistemática

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DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.55543

Résumé

A pesquisa teve por objetivo investigar práticas educativas contidas na rede social Instagram. Sabe-se que a tecnologia móvel tem proporcionado aos estudantes facilidades para propiciar seu aprendizado. Nesse contexto, destaca-se o papel do Instagram, escolhido para esta análise devido ao crescimento significativo de usuários nos últimos anos. A metodologia deste estudo foi a revisão sistemática da leitura completa de 20 (vinte) artigos científicos encontrados nas bases de dados DOAJ, ERIC, IRESIE, Redalyc, Scopus e Web Of Science e que descrevem práticas educacionais utilizando o aplicativo.

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Priscila Campos Pereira, Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília - UnB

Flavio Ferreira Borges, Universidade Federal de Jataí - Goiás Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no ano de 2005, possui especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal de Lavras em Minas Gerais (UFLA) e graduado em Licenciatura Plena em Matemática no ano de 1999 pela Universidade de Rio Verde - Goiás. Professor adjunto II, na Universidade Federal de Goiás - UFG, lotado na regional de Jataí, sendo titular das disciplinas de banco de dados, segurança de sistemas na Faculdade de Ciências da Computação. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a utilização de objetos de aprendizagem em práticas educativas online.

Valquíria Perilo S. Batista, Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestranda em Educação no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - UnB

Lucio França Teles, Universidade de Brasília - UnB Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

É Professor Associado da Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse são a aprendizagem colaborativa online, educação a distância, estética de interfaces educacionais. É graduado da Universidade Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt/M, Alemanha, com mestrado pela Universidade de Genebra. Em 1987 completou o doutorado na Faculdade de Educação, Universidade de Toronto, em Informática na Educação. Trabalha com arte e tecnologia como Coordenador do Projeto de pesquisa CAPES, "PROEJA Transiarte" (www.proejatransiarte.ifg.edu.br). Em 2016 concluiu um pós-doutorado sobre fundamentos teóricos da colaboração online na Universidade Livre de Berlim. Seu eixo de pesquisa é a Aprendizagem Colaborativa Online.

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Publié-e

2019-05-27

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PEREIRA, Priscila Campos; BORGES, Flavio Ferreira; BATISTA, Valquíria Perilo S.; TELES, Lucio França. Identificando práticas educacionais no Instagram: uma revisão sistemática. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 2, p. 01–19, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.55543. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/55543. Acesso em: 9 nov. 2024.

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