Identificando práticas educacionais no Instagram: uma revisão sistemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.55543

Abstract

A pesquisa teve por objetivo investigar práticas educativas contidas na rede social Instagram. Sabe-se que a tecnologia móvel tem proporcionado aos estudantes facilidades para propiciar seu aprendizado. Nesse contexto, destaca-se o papel do Instagram, escolhido para esta análise devido ao crescimento significativo de usuários nos últimos anos. A metodologia deste estudo foi a revisão sistemática da leitura completa de 20 (vinte) artigos científicos encontrados nas bases de dados DOAJ, ERIC, IRESIE, Redalyc, Scopus e Web Of Science e que descrevem práticas educacionais utilizando o aplicativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Priscila Campos Pereira, Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília - UnB

Flavio Ferreira Borges, Universidade Federal de Jataí - Goiás Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no ano de 2005, possui especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal de Lavras em Minas Gerais (UFLA) e graduado em Licenciatura Plena em Matemática no ano de 1999 pela Universidade de Rio Verde - Goiás. Professor adjunto II, na Universidade Federal de Goiás - UFG, lotado na regional de Jataí, sendo titular das disciplinas de banco de dados, segurança de sistemas na Faculdade de Ciências da Computação. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a utilização de objetos de aprendizagem em práticas educativas online.

Valquíria Perilo S. Batista, Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestranda em Educação no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - UnB

Lucio França Teles, Universidade de Brasília - UnB Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

É Professor Associado da Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse são a aprendizagem colaborativa online, educação a distância, estética de interfaces educacionais. É graduado da Universidade Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt/M, Alemanha, com mestrado pela Universidade de Genebra. Em 1987 completou o doutorado na Faculdade de Educação, Universidade de Toronto, em Informática na Educação. Trabalha com arte e tecnologia como Coordenador do Projeto de pesquisa CAPES, "PROEJA Transiarte" (www.proejatransiarte.ifg.edu.br). Em 2016 concluiu um pós-doutorado sobre fundamentos teóricos da colaboração online na Universidade Livre de Berlim. Seu eixo de pesquisa é a Aprendizagem Colaborativa Online.

References

AKHIAR, Ayuni et al. Students’ Perceptions and Attitudes Towards the Use of Instagram in English Language Writing. Malaysian Journal of Learning and Instruction, p. 47–72, 2017. Disponível em: <http://mjli.uum.edu.my/images/specialissue/2017/A3.pdf>.

AL-BAHRANI, Abdullah; PATEL, Darshak. Incorporating Twitter, Instagram, and Facebook in economics classrooms. Journal of Economic Education, v. 46, n. 1, p. 56–57, 2015.

AL-BAHRANI, Abdullah; PATEL, Darshak; SHERIDAN, Brandon. Engaging students using social media: The students’ perspective. International Review of Economics Education, v. 19, p. 36–50, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.iree.2015.06.001>.

BARBOSA, Cláudia et al. Utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de português língua estrangeira por alunos chineses na Universidade de Aveiro / The use of Instagram in the teaching and learning of Portuguese as a foreign language by Chinese students in the Un. of Aveir. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, v. 16, n. 1, p. 21–33, 2017. Disponível em: <http://relatec.unex.es/article/view/2936>.

BLAIR, Risa; SERAFINI, Tina M. T.M. Integration of Education : Using Social Media Networks to Engage Students Social Media Statistics - 2014. IMSCI 2014 - 8th International Multi-Conference on Society, Cybernetics and Informatics, Proceedings, v. 12, n. 6, p. 28–31, 2014. Disponível em: <http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84923265523&partnerID=tZOtx3y1>.

CAMPBELL, Laurie O. Concept Mapping: An “Instagram” of Students’ Thinking. The Social Studies, v. 107, n. 2, p. 74–80, 2016. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00377996.2015.1124377>.

CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de orientação de avalição: Critérios de Classificação Qualis - Ensino. . Brasília: [s.n.], 2014. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/qualis/ensino.pdf>.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. I. Disponível em: <http://www.cies.iscte.pt/linhas/linha2/sociedade_rede/zip/Sociedade_em_Rede_CC.zip>.

COFFIELD, Frank et al. Learning styles and pedagogy in post-16 learning A systematic and critical review. Learning and Skills Research Centre, p. 84, 2004. Disponível em: <http://www.voced.edu.au/td/tnc_79.72>.

DE-LA-TORRE-UGARTE-GUANILO, Mônica Cecilia; TAKAHASHI, Renata Ferreira; BERTOLOZZI, Maria Rita. Revisão sistemática: noções gerais. Revista da Escola de Enfermagem da U S P, v. 45, n. 5, p. 1260–1266, 2011.

DICHEVA, Darina. Gamification in Education: social network analysis. Proceedings of the 18th International Conference on Computer Systems and Technologies - CompSysTech’17, n. June, p. 11–11, 2017. Disponível em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=3134302.3134305>.

GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 2, p. 335–342, 2015. Disponível em: <http://www.iec.pa.gov.br/template_doi_ess.php?doi=10.5123/S1679-49742015000200017&scielo=S2237-96222015000200335>.

HAMAD, Mona M. Using WhatsApp to Enhance Students’ Learning of English Language “Experience to Share”. Higher Education Studies, v. 7, n. 4, p. 74, 2017. Disponível em: <http://www.ccsenet.org/journal/index.php/hes/article/view/71758>.

IRWANDANI, Irwandani; JUARIYAH, Siti. Pengembangan Media Pembelajaran Berupa Komik Fisika Berbantuan Sosial Media Instagram sebagai Alternatif Pembelajaran. Jurnal Ilmiah Pendidikan Fisika Al-Biruni, v. 5, n. 1, p. 33, 2016. Disponível em: <http://ejournal.radenintan.ac.id/index.php/al-biruni/article/view/103>.

JAMARI, Diyana et al. Learning Through Social Media : Students ’ Perception. Man In India, v. 97, n. 19, p. 263–273, 2014.

KENSKI, Moreira Vani. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2008a.

KENSKI, Vani Moreira. Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. Cadernos de Pedagogia Universitária, p. 24, 2008b. Disponível em: <http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_7_PAE.pdf>.

KORICH, Andrew L. Harnessing a Mobile Social Media App to Reinforce Course Content. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 6, p. 1134–1136, 2016.

LEVY, Pierre. O que é virtual. São Paulo: Editora 34, 2003. Disponível em: <http://www.tiosam.org/enciclopedia/index.asp?q=Mundo_virtual>.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. [S.l: s.n.], 1999.

LI, Xutao et al. Where you Instagram? Associating Your Instagram Photos with Points of Interest. Cikm, p. 1231–1240, 2015.

LIM, Rachel Rui Xia; ANG, Alina Sihui; FUNG, Fun Man. Application of Social Media in Chemistry Education: Incorporating Instagram and Snapchat in Laboratory Teaching. Teaching and the Internet: The Application of Web Apps, Networking, and Online Tech for Chemistry Education. Washington, DC: American Chemical Society, 2017. p. 37–53. Disponível em: <http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/bk-2017-1270.ch003>.

MOREIRA, José António; MONTEIRO, Angélica Maria Reis. Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 613, p. 379, 2015. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd1=15314&dd99=view>.

NINI, Eddy. Private Open Source Social Networking Media for Education. 2015 Fifth International Conference on e-Learning (econf), p. 220–224, 2015. Disponível em: <http://ieeexplore.ieee.org/lpdocs/epic03/wrapper.htm?arnumber=7478235>.

PAGÁN, Liz M.; ORTIZ, Laurie A. Web social y alfabetización informacional : experiencia en la Universidad de Puerto Rico Web social y alfabetización informacional : experiencia en la Universidad de Puerto Rico. e-Ciencias de la Información, v. 7, n. 1, 2017.

PEDRÓ-GARCÍA, Andreu. Instagram: una experiència de telecol·laboració australianocatalana. REIRE Revista d’Innovació i Recerca en Educació, v. 9, n. 1, p. 11–28, 2016. Disponível em: <http://revistes.ub.edu/index.php/REIRE/article/view/14629>.

PURNAMA, Agnes Dian. Incorporating Memes and Instagram to Enhance Student’s Participation. Language and Language Teaching Journal http://e-journal.usd.ac.id/index.php/LLT Sanata Dharma University, Yogyakarta, Indonesia. [S.l: s.n.]. , 2017

SANTOS, Valmaria Lemos da Costa; SANTOS, José Erimar Dos. AS REDES SOCIAIS DIGITAIS E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE E EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEAS. HOLOS, v. 6, p. 307, 2015. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1936>.

SMITH, Erika E. Social media in undergraduate learning: categories and characteristics. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 14, n. 1, 2017.

SONG, Yanjie. Methodological Issues in Mobile Computer-Supported Collaborative Learning (mCSCL): What Methods , What to Measure and When to Measure ? Educational Technology & Society, v. 17, n. 4, p. 33–48, 2014. Disponível em: <http://proxygw.wrlc.org/login?url=http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=eue&AN=99574657&site=ehost-live%5Cnhttp://www.jstor.org/stable/jeductechsoci.17.4.33?seq=1#page_scan_tab_contents>.

STATISTA. Leading global social networks 2018 | Statistic. The Statistics Portal. [S.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/>. , 2018

UNESCO. Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), 2014. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf>.

YOT-DOMÍNGUEZ, Carmen; MARCELO, Carlos. University students’ self-regulated learning using digital technologies. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 14, n. 1, 2017.

Published

2019-05-27

How to Cite

PEREIRA, Priscila Campos; BORGES, Flavio Ferreira; BATISTA, Valquíria Perilo S.; TELES, Lucio França. Identificando práticas educacionais no Instagram: uma revisão sistemática. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 01–19, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.55543. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/55543. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos Livres