Esportes de combate na educação física escolar: a perspectiva dos alunos do ensino médio de uma escola do município de jatai, goiás

Auteurs-es

  • Douglas de Assis Teles Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Aline Martins Ferreira Silva Universidade Federal de Goiás
  • Sinara Moreira de Freitas Santos Universidade Federal de Goiás
  • Pollyana Freitas Silva Lima Universidade Federal de Goiás
  • Rizia Rocha Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Ricardo Borges Viana Universidade Federal de Goiás
  • Rafaela Gomes dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.55116

Résumé

O objetivo desta pesquisa é verificar se há influência das lutas transmitidas pela mídia sobre a violência social no contexto dos alunos do Ensino Médio. A metodologia aplicada é caracterizada como qualitativa e exploratória, para a qual foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado em que a análise de conteúdo foi adotada para sua interpretação. Para a discussão, os resultados apontaram as seguintes categorias de análises: influência da mídia; não há relações entre lutas e violência; identificação com os lutadores. Os participantes afirmaram acompanhar as lutas nos veículos de mídia e acreditam não haver relação entre as lutas, como esporte e a violência e finalmente, que eles se identificam com algum atleta que tenha sido campeão nas lutas em que participou em sua respectiva categoria. Pode-se concluir que há influência da mídia na percepção dos participantes sobre as lutas, mas eles sabem distinguir lutas de violência e ainda se identificam com lutadores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Douglas de Assis Teles Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Rio Verde (UniRV), Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus X, Teixeira de Freitas.

Aline Martins Ferreira Silva, Universidade Federal de Goiás

Licenciatura em Educação Física. Professora do Município de Jataí, Goiás.

Sinara Moreira de Freitas Santos, Universidade Federal de Goiás

Licenciatura em Educação Física, Professora do Estado do Mato Grosso.

Pollyana Freitas Silva Lima, Universidade Federal de Goiás

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Especialista em Morfofisiologia do Exercício, Professora do Instituto Francisco de Assis na cidade de Teixeira de Freitas, Bahia.

Rizia Rocha Silva, Universidade do Estado da Bahia

Acadêmica do Curso de Educação Física na Universidade do Estado da Bahia, Campus X em Teixeira de Freitas, Bahia.

Ricardo Borges Viana, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM-UFG). - Mestre em Ciências da Saúde pela FM-UFG. - Especialista em Treinamento de Força pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD-UFG). - Especialista em Movimento Humano na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO). - Especialista em Intervenção Profissional em Academia de Ginástica (2015-2016) pela FEFD-UFG. - Licenciado em Educação Física pela FEFD-UFG. - Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC). 

Rafaela Gomes dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Professora substituta do Curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X. Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB 2011). Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Références

ALVAREZ, Fábio de Lima; MARQUES, José Carlos. MMA e a busca de identidade em uma cultura em vias de Globalização. In: Anais da INTERCOM. XXXV Congresso de Ciências da Comunicação, Fortaleza – CE, set. 2012.

BRETT, Gordon. Reframing the ‘Violence’ of Mixed Martial Arts: The ‘Art’ of the fight. Poetics. n.62, p. 15-28, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo. Edições 70. Persona. 1977.

BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo. Coleção Magistério. Serie formação do professor.: Cortez Editora. 2008.

CARNEIRO, Felipe; PÍCOLI, Carlos; SANTOS, Wagner. Fundamentos ontológicos e epistemológicos das lutas corporais. Pensar a prática. v. 18, n. 3, p. 725-738, 2015.

DEMÉTRIO, N; OLIVEIRA, C. M. A influência da mídia no esporte: um olhar a partir do MMA. Revista Caminhos, On-line, “Saúde”. Rio do Sul, a. 4 n. 7, p. 41-54, 2013.

DIAS JUNIOR, Elson Moura. Das lutas populares às lutas nas olimpíadas e Metodologia do ensino das lutas: uma proposição critico-superadora, 2014.

ELMAGD, M. A. Common Sports Injuries. International Journal of Physical Education, Sports and Health. n. 3, v. 5, p. 142-148, 2016.

FIGUEIREDO, Antônio Marcus Lima. O MMA mediado por computador: distribuição e consumo de vídeos em um fórum de lutas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. XXXI. Anais... INTERCOM: Natal, 2008.

FREITAS, Willian Soares. Lutas: Uma Proposta na Educação Física Escolar. In: Scarpato, Marta (Org). Didática na Prática: Educação Física: Como Planejar as aulas na Educação Básica. São Paulo: Avercamp, 2007.

GONÇALVES, A. V. L; SILVA, M. R. S. Artes marciais e lutas: Uma análise da produção de saberes no campo discursivo da Educação física brasileira Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 657-671, 2013.

GREENWELL, T. C; THORN, D; SIMMONS, J. Is violence used to promote Mixed Martial Arts? International Journal of Sports Marketing & Sponsorship. v.16, n.4, p. 10-21, 2015.

HAMMAMI, N. et al. Combat sport injuries profile: A review. Science & Sports. n. 33, p. 73-79, 2018.

MOREIRA, Paulo; GENTIL, Daniel; OLIVEIRA, César de. Prevalência de lesões na temporada 2002 da seleção Brasileira Masculina de Basquete. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. n° 5, p.01-05, 2003.

MACDONALD, K. E; LAMONT, M; JENKINS, J. M. Ultimate Fighting Championship Fans: Foundations of Subcultural Stratification. Leisure Sciences. p. 2-19. 2017.

MIRANDA FILHO, V. F; SANTOS, I. S. MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA. Pensar a prática. v. 17, n. 3, p. 865-877, jul./set. 2014.

NASCIMENTO, S; CORREIA, D. Por que tanta gente está de olho em Anderson Silva. Veja. São Paulo, ano 45, n. 11. São Paulo, 14 de mar. 2012.

NETO, Álvaro; GARCIA, Roberto; VOTRE, Sebastião. Artes marciais mistas: luta por afirmação e mercado da luta. Revista Brasileira Ciência do Esporte. n.38, v.4, p. 407-413, 2016.

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Educação Física humanista. Rio de Janeiro: Ao livro técnico. 1985.

PAREDES, Eugenia Coelho; SAUL, Léa Lima; BIANCHI, Kátia Simone da Rosa. Violência: O que têm a dizer os alunos e professores da rede pública de ensino cuibana. Cuiabá. EDUFMT/ FAPEMAT, Coleção Educação e Psicologia, 2006.

SO, Marcos Roberto; BETTI, Mauro. Saber ou fazer? O ensino de lutas na educação física escolar. São Paulo. UNESP – Bauru. [s, d].

TOREZANI, Juliana Nascimento. A transmissão dos eventos do UFC pela Rede Globo: Uma analise pelas Teorias de Construção Social. In: Anais INYERCOM, XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Recife – PE, junho. 2012.

VIANNA, José Antonio; DUINO, Silvana Rígida. Perfil Desportivo dos Praticantes de Artes Marciais: A expectativa dos iniciantes. Motus Corporis. Vol.6. N°2. 1999m.

Téléchargements

Publié-e

2020-04-04

Comment citer

SANTOS, Douglas de Assis Teles; SILVA, Aline Martins Ferreira; SANTOS, Sinara Moreira de Freitas; LIMA, Pollyana Freitas Silva; SILVA, Rizia Rocha; VIANA, Ricardo Borges; SANTOS, Rafaela Gomes dos. Esportes de combate na educação física escolar: a perspectiva dos alunos do ensino médio de uma escola do município de jatai, goiás. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 16, n. 2, p. 01–12, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.55116. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/55116. Acesso em: 9 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres