Casos de ensino na formação professores: contribuições para a reflexão sobre a prática docente
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.54529Résumé
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa-intervenção desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de Natal/RN, que contou com a participação de oito professoras. Metodologicamente, adotou-se o modelo construtivo-colaborativo, tendo os casos de ensino como principal estratégia formativa e investigativa. Enquanto um recorte de um estudo maior, este artigo tem como objetivo analisar o potencial dos casos de ensino na promoção de processos reflexivos de professoras que atuam com alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que a elaboração dos casos de ensino pelas professoras fomentou processos reflexivos, entendidos como relevantes para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente. Ao possibilitar que práticas sejam descritas, tal estratégia assume importante papel na sistematização dos conhecimentos e das teorias pessoais que embasam a ação pedagógica, além de permitir o compartilhamento de informações e discussão de experiências de ensino entre os pares, vislumbrando o redimensionamento de suas práticas. Conclui-se, assim, que os casos de ensino proporcionaram às professoras oportunidades para aprender e desenvolverem-se profissionalmente, sugerindo a sua adequação como ferramenta a ser utilizada em pesquisas e em ações de formação continuada, ancorados na perspectiva do professor reflexivo.
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