Casos de ensino na formação professores: contribuições para a reflexão sobre a prática docente

Autores/as

  • Viviane Preichardt Duek Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.54529

Resumen

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa-intervenção desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de Natal/RN, que contou com a participação de oito professoras. Metodologicamente, adotou-se o modelo construtivo-colaborativo, tendo os casos de ensino como principal estratégia formativa e investigativa. Enquanto um recorte de um estudo maior, este artigo tem como objetivo analisar o potencial dos casos de ensino na promoção de processos reflexivos de professoras que atuam com alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que a elaboração dos casos de ensino pelas professoras fomentou processos reflexivos, entendidos como relevantes para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente. Ao possibilitar que práticas sejam descritas, tal estratégia assume importante papel na sistematização dos conhecimentos e das teorias pessoais que embasam a ação pedagógica, além de permitir o compartilhamento de informações e discussão de experiências de ensino entre os pares, vislumbrando o redimensionamento de suas práticas. Conclui-se, assim, que os casos de ensino proporcionaram às professoras oportunidades para aprender e desenvolverem-se profissionalmente, sugerindo a sua adequação como ferramenta a ser utilizada em pesquisas e em ações de formação continuada, ancorados na perspectiva do professor reflexivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Preichardt Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Citas

ALARCÃO, I. (Org.). Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. p. 9-39. (Coleção CIDInE, 1).

ALARCÃO, I. A escola reflexiva. In: ALARCÃO, I. (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 15-30.

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Questões da Nossa Época, 103).

ALARCÃO, I. Refletir na prática. Nova Escola, São Paulo, ano 17, n. 154, p. 45-47, ago. 2002.

COLE, A.; KNOWLES, J. Teacher development partnership research: a focus on methods and issues. American Educational Research Journal, vol. 30, n. 3, p. 473-495, 1993.

GARCÍA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 51-76.

JESUS, D. M. O estudo de caso como dispositivo para a formação continuada numa perspectiva inclusiva. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE-UFES, Vitória, v. 9, n. 17, p. 104-131, jan. - jun. 2003.

LEVIN, B. B. The role of the facilitator in case discussions. In: LUNDEBERG, M. A.; LEVIN, B. B.; HARRINGTON, H. L. (Ed.). Who learns what from cases and how?: The research base for teaching and learning with cases. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1999. p. 101-119.

MERSETH, K. K. Cases and case methods in teacher education. In: SIKULA, J. (Ed.). Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, 1996. p. 722-744.

MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A.; MELLO, R. R. (Org.). Educação: pesquisas e práticas. Campinas: Papirus, 2000. p. 139-161.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

MIZUKAMI, M. G. N. Formadores de professores, conhecimentos da docência e casos de ensino. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Org.). Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdUFSCar, INEP, COMPED, 2002, p. 151-174.

NONO, M. A. Casos de ensino e professoras iniciantes. 2005. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RICHARD, I. A. Aprender a ensinar. Lisboa: McGraw-Hill, 1995.

RICHERT, A. E. Writing cases: a vehicle for inquiry into the teaching process. In: SHULMAN, J. H. (Ed.). Case methods in teacher education. New York: Teachers College, 1992. p. 155-174.

SADALLA, A. M. F. A. Reflexividade e formação de professores: contribuições da psicologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13., 2006, Recife. Anais...Recife: UFPE, 2006. 1 CD-ROM.

SANTOS, S. A narrativa como estratégia de formação e de reflexão sobre a prática docente. Teoria e Prática da Educação, v. 11, n. 2, p. 207-217, maio/ago, 2008.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SHULMAN, J. H. Case methods as a bridge between standards and classroom practice. [S.l.]: [s.n.], 2000. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2007.

SHULMAN, J. H. Happy Accidents: cases as opportunities for teacher learning. San Francisco, CA: WestEd, 2002. Disponível em: <http://cet.usc.edu/resources/teaching_learning/docs/happy_accidents.pdf>. Acesso em: 7 ago. 2006.

SHULMAN, J. H. Teacher-written cases with commentaries: a teacher-researcher collaboration. In: SHULMAN, J. H. (Ed.). Case methods in teacher education. New York: Teachers College, 1992. p. 131-152.

SHULMAN, L. S. Toward a pedagogy of cases. In: SHULMAN, J. H. (Ed.). Case methods in teacher education. New York: Teachers College, 1992. p. 1-30.

VARGAS, G. M. S. A inclusão no ensino superior: a experiência da disciplina Prática Pedagógica – Prática de Ensino de uma turma de alunos cegos e com baixa visão. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 8, p. 131-138, 2006.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de Professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. (Coleção Educa-Professores).

Publicado

2020-03-17

Cómo citar

PREICHARDT DUEK, Viviane. Casos de ensino na formação professores: contribuições para a reflexão sobre a prática docente. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–20, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.54529. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/54529. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres