O interesse pessoal e o fator professor no processo de aprendizagem do aluno

Auteurs-es

  • Lidianne Salvatierra Universidade Estadual de RoraimaPrograma de Pós-Graduação em Educação

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.53465

Résumé

Diversos fatores pedagógicos, sociais e psicológicos são atribuídos ao insucesso e dificuldades do processo de ensino-aprendizagem. O conhecimento desses fatores e a discussão das suas influências são fundamentais para o processo de melhoria da qualidade da educação brasileira em vários aspectos. Assim, a presente pesquisa objetivou através do questionamento “Qual a matéria que você mais gosta/gostava? E por quê?” conhecer e discutir os fatores que levam o aluno a gostar mais de uma determinada disciplina. Como resultado da análise de 184 respostas, foi possível identificar dois grandes fatores para a motivação da aprendizagem sobre determinada matéria: (a) o interesse individual, que está relacionado com as características próprias dos alunos; e (b) o fator professor, caracterizado pelas experiências na relação aluno/professor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALBERNAZ, A.; FERREIRA, F. H. G.; FRANCO, C. Qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro: Editora Quartet, 2002.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. Holt, Rinehardt & Winston, Nova York, 1978.

BALANCHO, M. J. S.; COELHO, F. M. Motivar os alunos, criatividade na relação pedagógica: conceitos e práticas. 2 ed. Porto: Portugal, 1996.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4 ed. Lisboa, 2010.

BORGES, O.; MENDES, I. Um questionário sobre o interesse pessoal por temas de biologia. In: ANAIS DO VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

BORUCHOVITCH, E. A motivação do aluno. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2009.

BUENO, B. O. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 385-410, Maio./Ago, 2006.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com história de vida de professores: a questão da subjetividade. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 11-30, Jan./Jun, 2002.

CAMPOS, L. et al. Características de um bom professor na concepção dos acadêmicos do curso de odontologia da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Revista da ABENO, v.10, n.1, p. 9-13, 2010.

COLLARES, C. A. L. Ajudando a desmistificar o fracasso escolar. In: COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. M. (Orgs.). Preconceito no Cotidiano Escolar – Ensino e Medicalização. São Paulo, Campinas: Cortez, Edunicamp, p. 24-28, 1996.

DAVIS, O. S. P. et al. The correlation between reading and mathematics ability at age twelve has a substantial genetic component. Nature Communications, v.5, n.4204, 2014. Doi:10.1038/ncomms5204

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos CEDES, v.29, n.78, p. 201-215, 2009.

FEITOZA, L. A.; CORNELSEN, J. M.; VALENTE, S. M. Representação do bom professor na perspectiva dos alunos de arquivologia. Perspectivas em Ciências da Informação, v.12, n.2, p. 158-167, 2007.

FERREIRA, S. H. A.; BARREIRA, S. D. Ambiente familiar e aprendizagem escolar com alunos da educação infantil. Psicologia. Porto Alegre, PUCRS, v.41, n.4, p. 462-472, Out./Dez, 2010.

GARRIDO, I. Motivacion, emocion y accion educativa. In: MAYOR, L.; TORTOSA, F. (Eds.). Âmbitos de aplicacion de la psicologia motivacional. Bilbao: Desclee de Brower, 1990.

GATTI, B., et al. A reprovação na 1? série do 1º grau: um estudo de caso. Cadernos de pesquisa, v.38, p. 3-13, 1981.

GISI, M. L.; ENS, R. T.; EYNS, A. M. Políticas educacionais e a representação de estudantes de pedagogia sobre o que é um “bom professor”. Educação, Sociedade & Cultura, v.31, p. 51-65, 2010.

GONÇALVES, J. A. A carreira do professor do ensino primário. In: NOVOA, A. (Org). Vidas de professores. Tradução de Maria dos Anjos Caseiro, Manuel Figueiredo Ferreira. Porto: Porto Editora, p. 141-169, 1992.

HAUER, K. E. et al. Factors associated with medical students’ career choices regarding internal medicine. Jama, v.300, n.10, p. 1154-1164, 2008.

LENS, W. Motivation and learning. In: HUSEN, T.; POSTLETHWAITE, T. N. (Orgs.). The international encyclopedia of education, v.7, p. 3936-3942. United States: Pergamon, 1994.

LIBÂNEO, J. Pedagogia e pedagogos para quê. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LIBÂNEO, J., FERREIRA, J.; SEABRA, M. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LORENZONI, L. S. et al. Disciplinas que despertam mais e menos interesse nos alunos do ensino médio da E.E.E.F.M. Professora Célia Teixeira do Carmo. In: ANAIS DO XVII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, XIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS GRADUAÇÃO, E VII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR. Universidade do Vale do Paraíba, 2017.

MARTURANO, E. M.; LINHARES M. B. M.; PARREIRA V. L. C. Problemas emocionais e comportamentais associados a dificuldades na aprendizagem escolar. Medicina Ribeirão Preto, v.26, n.2, p. 161-175, 1993.

MESQUITA, R.; DUARTE, F. Dicionário de psicologia. Lisboa: Plátano Editora, S. A, 1996.

MORAES, C. R.; VARELA, S. Motivação do aluno durante o processo de ensino e aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação. Londrina, v.1, n.1, Ago./Dez., p. 1-15, 2007.

NOVOA, A. Os professores e suas histórias de vida. In: NOVOA, A.(Org). Vidas de professores. Tradução de Maria dos Anjos Caseiro, Manuel Figueiredo Ferreira. Porto: Porto Editora, 1992.

PINTRICH, P. R.; SCHUNK, D. H. Motivation in education – theory, research and applications. New Jersey: Merril Prentice Hall, 2002.

RENNINGER, K. A.; HIDI, S. Revisiting the conceptualization, measurement, and generation of interest. Educational Psychologist, v.46, n.3, p. 168-184, 2011.

RESENDE, T. F. Educação e sociedade: Dever de casa, espelho de desigualdade. In: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, Recife, Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 15, 2007.

SCHIEFELE, U. Interest, learning, and motivation. Educational Psychologist, v.26, n.3-4, p. 299-323, 1991.

SHAYWITZ, S. Entendendo a dislexia. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SOARES, J. F. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: SOUZA, A. M. (Ed.). Dimensões da Avaliação Educacional. Petrópolis: Vozes, 2005.

SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G.; MARI, F. O. Avaliação de escolas de ensino básico. In: FREITAS, L. C. (Ed.). Avaliação de Escolas e Universidades. Campinas: Komedi, 2003.

SOARES, J. F. et al. Exclusão interescolar nas escolas públicas brasileiras: Um estudo com dados da Prova Brasil de 2005, 2007 e 2009. Brasília: Editora da UNESCO, 2012.

SORROCHE, E. M. Perspectivas dos alunos do ensino fundamental I quanto às aulas de educação física. In: ANAIS DO III ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO, Lins, 2011.

SOARES, T. M. et al. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educação e Pesquisa, v.41, n.3, p. 757-772, Ju./Set, 2015.

VARGAS, J. C. M.; LOPES, L. A.; LOPES, P. T. C. Preferências de disciplinas curriculares dos alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola particular de Canoas, RS. In: ANAIS DO 3º COLÓQUIO ULBRA DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO E 3º ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS, 2017.

VENTURA, M. C. A. A. et al. O “bom professor” – opinião dos estudantes. Revista de Enfermagem Referência, v.3, n.5, Dez, 2011.

VIEIRA, M. C. Matemática é a matéria favorita das crianças brasileiras, revela pesquisa. Revista Crescer, Texto jornalístico de 02 de Abril de 2014. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2014/04/matematica-e-a-materia-favorita-das-criancas-brasileiras-revela-pesquisa.html. Acesso em: 8 jun. 2018.

VIEIRA, B. C. R. et al. Disciplinas de maior e menor interesse dos alunos de séries iniciais de uma escola pública do município de Jerônimo Monteiro – ES. In: ANAIS DO XVII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, XIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS GRADUAÇÃO, E VII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR. Universidade do Vale do Paraíba, 2017.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

WILLCUTT, E. G. et al. Comorbidity between reading disability and math disability: concurrent psychopathology, functional impairment, and neuropsychological functioning. Journal of Learning Disabilities, v.46, n.6, p. 500-516, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2019-01-12

Comment citer

SALVATIERRA, Lidianne. O interesse pessoal e o fator professor no processo de aprendizagem do aluno. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 01–21, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.53465. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/53465. Acesso em: 19 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres