RAZÃO ALUNO/PROFESSOR E CARGA HORÁRIA EM ENSINO DE GRADUAÇÃO NA REGIONAL JATAÍ DA UFG – ANÁLISES PRELIMINARES
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53090Mots-clés :
Consolidação de cursos, Graduação, Gestão AcadêmicaRésumé
No presente estudo, com o intuito de avaliar se o quantitativo de docentes é suficiente para a consolidação dos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, foram analisadas as relações entre carga horária dos docentes no ensino de graduação, a carga horária dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e o número de vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Ressaltamos que somente a carga horária de aulas na graduação foi considerada, de forma que os componentes curriculares ministrados nos cursos de pós-graduação, atividades administrativas e acadêmicas, de pesquisa e de extensão não foram computadas. Pela análise da carga horária dos PPCs, seriam necessários 502 docentes no total, para que houvesse esta consolidação, ou seja, seria necessária a contratação de mais 181 professores. Entretanto, pela avaliação da razão entre alunos e docentes, essa ficaria abaixo da razão preconizada pelo MEC. Neste sentido, uma possível solução seria a adequação das cargas horárias dos PPCs ao mínimo exigido pelo MEC, ação esta que contribuiria para amenizar os problemas de cargas horárias excessivas nos cursos de graduação e dos docentes. Apesar desta estratégia, supomos que ainda assim haverá necessidade de obtenção de mais códigos de vagas, mas que só poderão ser devidamente contabilizados e distribuídos após a adequação dos PPCs.
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Références
INEP. (2018). Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. Brasília: Diponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acessado em: 17 de maio de 2018.
UFG. (2017). Hitórico UFG Regional Jataí. Jataí: Disponível em: https://www.jatai.ufg.br/p/1889-historico . Acessado em 17 de maio de 2017.
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