RAZÃO ALUNO/PROFESSOR E CARGA HORÁRIA EM ENSINO DE GRADUAÇÃO NA REGIONAL JATAÍ DA UFG – ANÁLISES PRELIMINARES

Autores/as

  • Sandra Aparecida Benite-Ribeiro Doutora, Docente no Instituto de Biociências, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Biológicas, Universidade de Jataí, Jataí, GO, na Pós-graduação em Biociência Animal, Universidade de Jataí, Jataí, GO, na Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, Universidade de Jataí, Jataí, GO
  • Ana Carolina Gondim Inocêncio Docente do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade de Jataí, Jataí, GO. ?

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53090

Palabras clave:

Consolidação de cursos, Graduação, Gestão Acadêmica

Resumen

No presente estudo, com o intuito de avaliar se o quantitativo de docentes é suficiente para a consolidação dos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, foram analisadas as relações entre carga horária dos docentes no ensino de graduação, a carga horária dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e o número de vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Ressaltamos que somente a carga horária de aulas na graduação foi considerada, de forma que os componentes curriculares ministrados nos cursos de pós-graduação, atividades administrativas e acadêmicas, de pesquisa e de extensão não foram computadas. Pela análise da carga horária dos PPCs, seriam necessários 502 docentes no total, para que houvesse esta consolidação, ou seja, seria necessária a contratação de mais 181 professores. Entretanto, pela avaliação da razão entre alunos e docentes, essa ficaria abaixo da razão preconizada pelo MEC. Neste sentido, uma possível solução seria a adequação das cargas horárias dos PPCs ao mínimo exigido pelo MEC, ação esta que contribuiria para amenizar os problemas de cargas horárias excessivas nos cursos de graduação e dos docentes. Apesar desta estratégia, supomos que ainda assim haverá necessidade de obtenção de mais códigos de vagas, mas que só poderão ser devidamente contabilizados e distribuídos após a adequação dos PPCs.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Aparecida Benite-Ribeiro, Doutora, Docente no Instituto de Biociências, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Biológicas, Universidade de Jataí, Jataí, GO, na Pós-graduação em Biociência Animal, Universidade de Jataí, Jataí, GO, na Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, Universidade de Jataí, Jataí, GO

Possui graduação em Ciências - Habilitação Em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Pós-doutorado pela Universidade do Porto, FADEUP, Portugal, na área de Fisiologia. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Goiás, na qual ministra a disciplina de Fisiologia para os cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Suas áreas de atuação são fisiologia, hipertensão e fatores de risco associados.

Ana Carolina Gondim Inocêncio, Docente do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade de Jataí, Jataí, GO. ?

Doutora, docente do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade de Jataí, Jataí, GO.

Citas

INEP. (2018). Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. Brasília: Diponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acessado em: 17 de maio de 2018.

UFG. (2017). Hitórico UFG Regional Jataí. Jataí: Disponível em: https://www.jatai.ufg.br/p/1889-historico . Acessado em 17 de maio de 2017.

Publicado

2018-09-15

Cómo citar

BENITE-RIBEIRO, Sandra Aparecida; INOCÊNCIO, Ana Carolina Gondim. RAZÃO ALUNO/PROFESSOR E CARGA HORÁRIA EM ENSINO DE GRADUAÇÃO NA REGIONAL JATAÍ DA UFG – ANÁLISES PRELIMINARES. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 3, p. 01–10, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i3.53090. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/53090. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Diagnóstico do Ensino na Regional Jatai/UFG