A REPRODUTIVIDADE DE VALORES ÉTICOS POR MEIO DAS PRÁTICAS DOCENTE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.46197

Mots-clés :

Educação Matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Formação de professores, Estranhamento

Résumé

O interesse central deste texto é discutir a reprodutividade de valores éticos a partir de uma outra perspectiva de formação e prática docente. Tomando como fundamentação teórica o Modelo dos Campos Semânticos, apresentamos um outro pressuposto de comunicação: comunicação como um processo de compartilhamento de direções de interlocução, para dar visibilidade a nossa perspectiva de formação de professores. Apontamos então aspectos para se pensar as práticas docentes a partir desta perspectiva e como os valores éticos, entendidos como patrimônio cultural, são reproduzidos (ou não) por meio de determinadas práticas. Apresentamos por fim, as contribuições que as noções de estranhamento e descentramento, tomadas do referencial teórico, podem trazer para a formação inicial de professores.

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Biographie de l'auteur-e

Joao Pedro Antunes de Paulo, Universidade Federal de Goiás Regional Jataí

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista campus de Rio Claro, com mestrado também em Educação Matemática pela mesma instituição. Tem experiência profissional na docência em Educação Básica e Ensino Superior. Atuou como professor substituto na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. No campo investigativo, seu interesse se concentra na formação inicial de professores e na filosofia da educação matemática. Faz parte dos grupos de pesquisa FEM /UNESP/ RC e NuFOPE/ UFG/ Jataí.

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Publié-e

2018-03-10

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PAULO, Joao Pedro Antunes de. A REPRODUTIVIDADE DE VALORES ÉTICOS POR MEIO DAS PRÁTICAS DOCENTE. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 01–20, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.46197. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/46197. Acesso em: 19 sept. 2024.

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Artigos Livres