O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: CENAS E DISCURSOS DA MÍDIA E A DISCRIMINAÇÃO DE JOVENS LGBTT NAS ESCOLAS

Auteurs-es

  • Viviane Melo de Mendonça Departamento de Ciências Humanas e Educação e da Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.45206

Résumé

Este artigo teve como objetivo analisar as cenas e discursos da mídia durante a discussão do Plano Municipal de Educação (PME) em Sorocaba-SPe elaborar algumas considerações sobre o quanto estes resultados ressoam os dados sobre discriminação de jovens LGBTT nas escolas.Foi realizada, portanto, a coleta de um total de 52 reportagens, artigos de jornais, imagens na internet em 2015 e, em seguida, estes documentos foram sistematizados a fim de evidenciar os seus principais argumentos, ideias e práticas. Os resultados indicam que ações,respaldadas por um PME sem as questões de gênero e da diversidade sexual em seu texto, podem ameaçar os direitos sexuais e reprodutivos de jovens nas escolas, contribuindo, deste modo, para o agravamento da violência contra pessoas LGBTT. Além disso, estes discursos dão sentido e se traduzem em práticas sociais, de poder, de regulação e controle de corpos, e, neste caso, de corpos de jovens das escolas brasileiras; e, mais ainda, revelam uma relação de complementariedade e interdependência entre religiões cristãs e poderes legislativos e executivos, o que coloca perigosamente em questão a laicidade do Estado brasileiro.

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Publié-e

2017-08-11

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MENDONÇA, Viviane Melo de. O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: CENAS E DISCURSOS DA MÍDIA E A DISCRIMINAÇÃO DE JOVENS LGBTT NAS ESCOLAS. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 01–21, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i2.45206. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/45206. Acesso em: 19 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Educação, Relações de Gênero e Diversidade Sexual.