O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: CENAS E DISCURSOS DA MÍDIA E A DISCRIMINAÇÃO DE JOVENS LGBTT NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.45206Abstract
Este artigo teve como objetivo analisar as cenas e discursos da mídia durante a discussão do Plano Municipal de Educação (PME) em Sorocaba-SPe elaborar algumas considerações sobre o quanto estes resultados ressoam os dados sobre discriminação de jovens LGBTT nas escolas.Foi realizada, portanto, a coleta de um total de 52 reportagens, artigos de jornais, imagens na internet em 2015 e, em seguida, estes documentos foram sistematizados a fim de evidenciar os seus principais argumentos, ideias e práticas. Os resultados indicam que ações,respaldadas por um PME sem as questões de gênero e da diversidade sexual em seu texto, podem ameaçar os direitos sexuais e reprodutivos de jovens nas escolas, contribuindo, deste modo, para o agravamento da violência contra pessoas LGBTT. Além disso, estes discursos dão sentido e se traduzem em práticas sociais, de poder, de regulação e controle de corpos, e, neste caso, de corpos de jovens das escolas brasileiras; e, mais ainda, revelam uma relação de complementariedade e interdependência entre religiões cristãs e poderes legislativos e executivos, o que coloca perigosamente em questão a laicidade do Estado brasileiro.
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