EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E INSTRUÇÃO PROGRAMADA: FORMAÇÃO DE CLASSES COM ESTÍMULOS FRACIONÁRIOS
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33341Mots-clés :
, Equivalência de frações, conceito de proporção, equivalência de estímulos, controle de estímulos.Résumé
Este trabalho estudou o efeito do paradigma de equivalência de estímulos e de instruções no ensino de frações. Cinco alunos com baixo desempenho em teste de múltipla escolha com problemas fracionários solucionaram problemas por meio de instrução programada e passaram pelo teste das relações derivadas (GIP). Cinco escolheram frações numéricas na presença de modelos pictóricos ou numéricos em tarefa de pareamento com o modelo (GEQ) e cinco fizeram ambas as tarefas (GIPEC). Resultados mostraram formação classes de equivalência de três membros com estímulos fracionários pictóricos e numéricos e decréscimos na porcentagem de acertos no teste de expansão das classes. Nos testes de múltipla escolha houve aumentos sistemáticos no número de acertos para os três grupos, em especial para o GIPEC.Téléchargements
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