ELEMENTOS NORTEADORES PARA A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS ELEMENTARES DE GEOMETRIA ESFÉRICA E HIPERBÓLICA À ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v1i16.28140Mots-clés :
Geometria esférica. Geometria hiperbólica. Conceitos elementares. Ensino de Matemática.Résumé
O presente artigo constitui-se uma discussão teórica a respeito da apresentação de conceitos elementares de Geometria Esférica e Hiperbólica no Ensino Médio. Tal conteúdo de estudo, ainda não obrigatório no ensino escolar, constitui-se elemento importante do saber específico do futuro professor de Matemática e dos estudantes. Tem como objetivo, analisar o posicionamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o desenvolvimento do pensamento geométrico não euclidiano, apontar alguns entraves para sua inserção no Ensino Médio e apresenta, por fim, justificativas para sua apresentação na sala de aula. O estudo, por fim, relembra que a Geometria Euclidiana tem sido apresentada na escola básica como a única existente, quando de fato é apenas uma pequena parte das Geometrias, pois existem outras, mais amplas, que, muitas vezes, são completamente desconhecida dos estudantes e, até mesmo ignorada pelos professores.
DOI: 10.5216/rir.v1i16.28140
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