ELEMENTOS NORTEADORES PARA A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS ELEMENTARES DE GEOMETRIA ESFÉRICA E HIPERBÓLICA À ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC.
  • Elcio Schuhmacher FURB - Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, 89012-900 - Blumenau (SC)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i16.28140

Palabras clave:

Geometria esférica. Geometria hiperbólica. Conceitos elementares. Ensino de Matemática.

Resumen

O presente artigo constitui-se uma discussão teórica a respeito da apresentação de conceitos elementares de Geometria Esférica e Hiperbólica no Ensino Médio. Tal conteúdo de estudo, ainda não obrigatório no ensino escolar, constitui-se elemento importante do saber específico do futuro professor de Matemática e dos estudantes. Tem como objetivo, analisar o posicionamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o desenvolvimento do pensamento geométrico não euclidiano, apontar alguns entraves para sua inserção no Ensino Médio e apresenta, por fim, justificativas para sua apresentação na sala de aula. O estudo, por fim, relembra que a Geometria Euclidiana tem sido apresentada na escola básica como a única existente, quando de fato é apenas uma pequena parte das Geometrias, pois existem outras, mais amplas, que, muitas vezes, são completamente desconhecida dos estudantes e, até mesmo ignorada pelos professores.

DOI: 10.5216/rir.v1i16.28140

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC.

Mestre em ensino de ciências naturais e matemática pela FURB/SC.

Citas

ALMOULOUD, S. A. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 27, p. 94 - 108, Set /Out /Nov /Dez 2004.

ALVES, S. Geometria Não Euclidiana. São Paulo: IME-USP: material para oficina; Semana da Licenciatura, 2008.

BOYER, C. B. História da Matemática. 2ª. ed. São Paulo: Blücher, 2009.

BONGIOVANI, V. De Euclides às geometrias não euclidianas. Revista Iberoamericana de Educación Matemática. São Paulo, v.1, n. 22, p. 37-51, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CABARITI, E. A geometria hiperbólica na formação docente: possibilidades de uma proposta com o auxílio do cabri-géomètre. III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, São Paulo.

CARVALHO, M. A. S.; CARVALHO, A. M. F. T. C. O ensino de geometria não euclidiana na educação básica. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife.

CEDREZ, A. J. P. Construcción, necessidad e intuición de essência em geometria. Scientia & Studia. São Paulo, v. 7, n. 4, p. 595-617, 2012.

CHASSOT, A. A alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2011.

COLL, C., et al. O Construtivismo na Sala de Aula. São Paulo: Ática, 2012.

COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

COUTINHO, L. Convite às Geometrias Não Euclidianas. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.

CURITIBA. Secretaria Municipal de Educação. Currículo básico: uma contribuição para a escola pública brasileira. Imprensa Oficial do Estado Paraná, 1988.

DEMO, P. O mais importante da educação importante. São Paulo: Atlas, 2012.

EVES, H. Introdução à história da Matemática. São Paulo: Unicamp, 2008.

KALEFF, A. M. Desenvolvimento de Atividades Introdutórias ao Estudo das Geometrias não Euclidianas: Atividades Interdisciplinares para Sala de Aula e Museus Interativos. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, n. 2, 2004. Belo Horizonte.

LEIVAS, J. C. P. Educação geométrica: reflexões sobre ensino e aprendizagem em geometria. Revista SBEM-RS, Porto Alegre, n. 13, v.1, p. 9-16, 2012.

MARTOS, Z. G. Geometrias não euclidianas: uma proposta metodológica para o ensino de Geometria no Ensino Fundamental. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

MLODINOW, L. A janela de Euclides: a história da geometria, das linhas paralelas ao hiperespaço. São Paulo: Geração, 2010.

POSTMAN, N. O fim da educação: redefinindo o valor da escola. Rio de Janeiro: Graphia, 2002.

PATY, M. O estilo cientifico de Einstein na exploração do domínio quântico: uma visão da relação entre a teoria e seu objeto. Scientia & Studia. v. 3, n. 4, p. 597-619, 2012.

POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. 3ª. ed. São Paulo: Artes Medicas, 1998.

SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de Matemática do 1.º grau. 4ª. ed. São Paulo: SE/CENP, 1991.

VOGELMANN, E. P. A arte de ensinar e construir o conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2011.

Publicado

2014-09-28

Cómo citar

BRUM, Wanderley Pivatto; SCHUHMACHER, Elcio. ELEMENTOS NORTEADORES PARA A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS ELEMENTARES DE GEOMETRIA ESFÉRICA E HIPERBÓLICA À ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 10, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rir.v1i16.28140. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/28140. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres