A INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE GEOMETRIA EUCLIDIANA, ESFÉRICA E HIPERBÓLICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIO

Auteurs-es

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC.
  • Elcio Schuhmacher Universidade Regional de Blumenau

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v1i16.27228

Mots-clés :

conhecimentos prévios, geometria euclidiana, esférica, hiperbólica, questionário.

Résumé

A presente investigação consiste na identificação dos conhecimentos prévios sobre Geometria Euclidiana, Esférica e Hiperbólica, em estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola da rede pública de Tijucas, Santa Catarina. Para o reconhecimento das referidas concepções, foi utilizado um questionário semiestruturado, favorecendo a exposição de ideias por meio de textos e desenhos. O pensamento sobre aprendizagem significativa estudada por Ausubel e seus colaboradores foi o aporte teórico utilizado para reflexões e discussões a partir dos dados coletados. O estudo revelou diversas lacunas e fragilidades conceituais nas concepções dos estudantes sobre geometria.

DOI: 10.5216/rir.v1i16.27228

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC.

Mestre em ensino de ciências naturais e matemática pela FURB/SC.

Elcio Schuhmacher, Universidade Regional de Blumenau

Dr. em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (Conceito Capes 7)

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Publié-e

2014-09-27

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BRUM, Wanderley Pivatto; SCHUHMACHER, Elcio. A INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE GEOMETRIA EUCLIDIANA, ESFÉRICA E HIPERBÓLICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 10, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rir.v1i16.27228. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/27228. Acesso em: 3 févr. 2025.

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