REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS TECNOLOGIAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA

Auteurs-es

  • Valéria Gomes da Silva Universidade Federal de Uberlândia -FACED/UFU
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v2i13.22350

Mots-clés :

Matemática, Tecnologias, Prática Pedagógica, Ensino Fundamental.

Résumé

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a prática educativa de professores de Matemática dos primeiros anos do Ensino Fundamental, além de discutir as tecnologias como uma alternativa metodológica nos processos de ensino e aprendizagem. Atualmente a prática pedagógica predominante em Matemática, no espaço da sala de aula, é a tradicional, cujos papeis do professor é transmitir os conteúdos e do aluno é de receber e acatar as informações, além de reproduzir os saberes expostos pelo docente. A partir disso, entendemos que muitos dos problemas presentes nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática são decorrentes da metodologia desenvolvida pelos docentes. No entanto, de maneira geral, é fundamental uma reflexão sobre a metodologia desenvolvida pelo professor no que diz respeito aos recursos didáticos utilizados por ele, pois nas escolas, o docente ainda utiliza muito a lousa, giz ou pincel e o livro didático. Com o avanço das tecnologias na sociedade foi iniciada a inserção delas em muitas escolas da Educação básica, possibilitando aos docentes novas alternativas de recursos didáticos no ensino. Portanto, as tecnologias no ensino de Matemática podem ser uma alternativa que propiciará ao aluno a construção de novos saberes, mas para isso é necessário que o professor esteja preparado para desenvolver as atividades pedagógicas utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs como um aparato que contribuirá de forma eficaz na aprendizagem de conteúdos da Matemática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Valéria Gomes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia -FACED/UFU

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU

Références

ARRUDA, E. Ciberprofessor: novas tecnologias, ensino e trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Brasília, MEC/SEF, 1997

GRINSPUN, M, P, S, Z. (Org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.

LEITE, Y. U. F. Como, onde e quando se formam os professores? In: GARCIA, R.L. (Org.). Diálogos Cotidianos. Petrópolis, RJ: DP et al. 2010. cap. 11, p. 169-185.

LEIVAS, M. “No olho do furacão”: as novas tecnologias e a educação hoje. In: SILVA, M, L, S, da. (Org.). Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 73-89.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MICOTTI, M. C. de O. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

PAIS, L.C. Educação Escolar e as Tecnologias da Informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

RIBEIRO, O, J. Educação e novas tecnologias: um olhar para além da técnica. In: COSCARELLI, C.V; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007. p. 85-97.

Téléchargements

Publié-e

2013-02-01

Comment citer

DA SILVA, Valéria Gomes; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago. REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS TECNOLOGIAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 8, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rir.v2i13.22350. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/22350. Acesso em: 19 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres