MOTIVAÇÃO PARA FAZER O DEVER DE CASA E ESTUDAR PARA UMA MATÉRIA DESINTERESSANTE: RELATO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAMPINAS-SP

Auteurs-es

  • Elis Regina Costa UFG
  • Evely Boruchovitch UNICAMP

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v2i9.1100

Mots-clés :

Ensino fundamental, Motivação intrínseca, Motivação extrínseca

Résumé

A motivação se constitui em um dos aspectos fundamentais do processo de aprendizagem. De maneira geral, a motivação pode ser explicada tanto por motivos internos como necessidades, curiosidade e prazer, quanto por fatores externos relacionados com situações de punição, pressão social e recompensas. A literatura nacional a respeito de motivação na escola, ainda é extremamente escassa. Examinar a utilização de estratégias de motivação de alunos do ensino fundamental no momento de fazer o dever de casa e estudar para uma matéria desinteressante foi o objetivo da presente pesquisa. A amostra total contou com a participação de 155 alunos da 2a ,4a ,6a e 8a séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual estruturada, constituída por duas perguntas abertas relativas as estratégias de motivação. No primeiro estágio, a amostra foi estudada em termos da estatística descritiva. Percentagens de respostas, distribuições de freqüências, escores, médias e desvios padrões foram computados. No segundo momento, as relações entre o uso de estratégias, gênero, idade e série escolar dos alunos, foram estudadas através das técnicas da estatística inferencial. Não surgiram relações significativas entre as respostas mencionadas pelos sujeitos para motivar-se visando fazer o dever de casa e as variáveis sócio-demográficas (idade, série, repetência e gênero) investigadas. No que diz respeito a formas de se motivar para estudar uma matéria desinteressante surgiram relações significativas entre as respostas dos participantes, a repetência e a série escolar. Os resultados também permitiram inferir que a grande maioria dos alunos privilegiam mais a motivação extrínseca do que a intrínseca. Enquanto a motivação extrínseca está ligada aos fatores externos e ambientais, como recompensas, pressão social, notas, punições, a motivação intrínseca está associada a fatores pessoais e internos, como interesses e curiosidades em relação ao conteúdo, onde a atividade em si é recompensadora. Esse fato demonstra que o professor precisa conhecer melhor os fatores que influenciam a motivação em sala de aula e saber como promovê-la. È necessário que, na escola, os educadores incentivem tanto a motivação intrínseca como a extrínseca, possibilitando um melhor desempenho escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Elis Regina Costa, UFG

Elis Regina da Costa é professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás- Caj

Evely Boruchovitch, UNICAMP

Evely Boruchovitch é professora Livre-docente da Universidade Estadual de Campinas

Téléchargements

Publié-e

2011-03-09

Comment citer

COSTA, Elis Regina; BORUCHOVITCH, Evely. MOTIVAÇÃO PARA FAZER O DEVER DE CASA E ESTUDAR PARA UMA MATÉRIA DESINTERESSANTE: RELATO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAMPINAS-SP. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 6, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rir.v2i9.1100. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20363. Acesso em: 3 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres