TRATAMENTO DE FERIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZADO
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v2i9.1095Mots-clés :
Ensino- aprendizado, Tratamento de feridas, graduando de enfermagemRésumé
A complexidade do processo de avaliação e tratamento de feridas pode desencadear sentimentos de insegurança por parte de profissionais inexperientes. Isto é comum entre estudantes de enfermagem, durante o processo de aprendizado do tema. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção do graduando de enfermagem acerca do processo de ensino/aprendizagem do tratamento de feridas. Trata-se de estudo descritivo-exploratório, realizado em uma Universidade Privada, em Goiânia, Goiás. Para o grupo pesquisado, o significado do tratamento de feridas esteve relacionado ao cuidado de enfermagem enquanto prática profissional, que favorece a diminuição do sofrimento, prevenção de complicações e conseqüente cura, não somente tecidual, mas também “estética” e psicológica do portador da ferida. Os fatores apresentados como facilitadores do processo de ensino foram, principalmente, a orientação de professor capacitado, uso de estratégias de ensino eficazes que associava teoria e prática. Três fatores foram apontados como dificultadores do processo de ensino: falta de associação teoria e prática, carga horária prática insuficiente, falta de recursos materiais e estrutura física adequada. Desta forma, as Instituições que oferecem o curso de enfermagem precisam preocupar-se em oferecer: estrutura que favoreça o processo de ensino, e professores capacitados.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2011-03-09
Comment citer
PEREIRA, Ângela Lima; SILVA, Rosângela Maria Pereira; SILVA, Marcela Martins da; REZENDE, Wender Lopes; PEREIRA, Adriana Lima; LIMA, Eunice Cabral; RIBEIRO, Daiana Bueno. TRATAMENTO DE FERIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZADO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 6, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rir.v2i9.1095. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20362. Acesso em: 3 févr. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos Livres
Licence
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.