BASES EPISTEMOLÓGICAS DO POSITIVISMO E DO MATERIALISMO DIALÉTICO: NOTAS PARA REFLEXÃO

Auteurs-es

  • Simone Medeiros Universidade Federal de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v2i9.1110

Mots-clés :

Teoria do conhecimento, materialismo histórico-dialético, positivismo.

Résumé

O texto em por objetivo central compreender os fundamentos epistemológicos que sustentam a teoria positivista (Augusto Comte) e o materialismo dialético (Karl Marx), a partir da emergência do pensamento moderno. Para explicar adequadamente a natureza e o caráter desses enfoques clássicos do conhecimento no mundo ocidental, consideramos conveniente contextualizar historicamente cada um deles. Retomamos tendências, filósofos e movimentos (racionalismo, empirismo, criticismo e o idealismo objetivista) com a intenção de alcançar o objetivo postulado, portanto, compreender as bases epistemológicas que sustentam a teoria positivista e o materialismo dialético.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Simone Medeiros, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação, na linha Estado e Políticas Educacionais (FE/UFG), Mestre em Educação, na área Tecnologias na Educação (UnB), Especialista em Educação a Distância. Atua no Ministério da Educação na área de formação de professores.

Téléchargements

Publié-e

2011-03-09

Comment citer

MEDEIROS, Simone. BASES EPISTEMOLÓGICAS DO POSITIVISMO E DO MATERIALISMO DIALÉTICO: NOTAS PARA REFLEXÃO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 6, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rir.v2i9.1110. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20360. Acesso em: 3 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres