DO MÉTODO DO CONHECIMENTO CALCULADO AS COMPETÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v1i6.624Mots-clés :
Educação, Trabalho docente, Produção cientificaRésumé
Discute e critica as práticas discursivas da representação do trabalho docente abordando sua construção dentro do espaço acadêmico. Destaca os procedimentos desta construção como resultado do que se denomina método do conhecimento calculado e ressalta a dinâmica do ensino e aprendizagem no âmbito das competências. Reflete questões de disciplina e ensino de história fazendo uma abordagem direta com a produção científica enumerando critérios que determinam o excesso de práticas discursivas provocados diretamente pela ditadura produtivista do academicismo. Acrescenta que as práticas discursivas estão mais ligadas a um sentimento de pesquisa e mérito cientifico do que ações propriamente efetivas, e que toda representação do trabalho docente esta amarrada num processo produtivo de cadeias científicas que resume o método do conhecimento calculado. Finaliza, enfatizando a necessidade de uma simetria eficaz entre o discurso e prática que seja capaz de ensejar que o reconhecimento da representação do trabalho docente não esteja na pobreza do discurso, mas na riqueza das práticas.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2009-09-23
Comment citer
MEDEIROS, Enderson; MAGALHÃES, Sônia Maria de. DO MÉTODO DO CONHECIMENTO CALCULADO AS COMPETÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rir.v1i6.624. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20355. Acesso em: 3 févr. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos Livres
Licence
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.