DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS CRÍTICO-REFLEXIVO

Auteurs-es

  • Daniella de Souza Bezerra CEFET-GO
  • Leandro Silva Bezerra Campus Jataí/UFG

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v1i6.572

Mots-clés :

formação de professores-aprendentes reflexivos, estratégias de aprendizagem, abordagem de aprender e de ensinar.

Résumé

A fim de desvendar a abordagem de aprender línguas do professor de I/LE em formação no curso de Letras- Inglês de uma universidade pública goiana, foram utilizados instrumentos de coleta de dados tradicionalmente adotados pelos estudos que utilizam os procedimentos de análise de abordagem de Almeida Filho (1997), a saber: 1) a observação de aulas com notas,  a; 2) questionário  com todos professores em formação do segundo  e oitavo semestres,  e, 3)  narrativas de vida de um aluno de cada uma dessas turmas. Os resultados evidenciaram as dificuldades que os professores de I/LE em formação pesquisados tiveram para atingir o almejado estado de aprendente, condição necessária para a disseminação e constituição da capacidade reflexiva-crítica de seus (futuros) alunos, em outras palavras, para a formação de aprendizes reflexivos. Ademais, entendemos que a otimização da atuação profissional desses futuros professores significa, antes de tudo, trazer a tona essa almejada competência acadêmica dos próprios professores, assim eles poderão formular junto com seus futuros alunos um ambiente de aprendizagem-ensino-aprendizagem, que será construtor de mais aprendentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Daniella de Souza Bezerra, CEFET-GO

Possui graduação em Letras-Português/Inglês (2004) e especialização em Docência no Ensino de Língua e Literatura (2006) pela Universidade Estadual de Goiás, e mestrado em Lingüistíca Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB/2007). Atuou em cursos de idiomas, em várias escolas públicas e privadas para os níveis Fundamental e Médio e ainda em cursinhos pré-vestibular.Atualmente é professora efetiva no Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET/GO), onde atua no ensino básico, técnico e tecnológico. Colabora também na formação de professores de Língua Estrangeira/Inglês da Universidade Federal de Goiás (UFG).Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa.

Téléchargements

Publié-e

2009-08-07

Comment citer

BEZERRA, Daniella de Souza; BEZERRA, Leandro Silva. DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS CRÍTICO-REFLEXIVO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rir.v1i6.572. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20352. Acesso em: 3 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres