Reflexões sobre a afetividade na transição da educação infantil para o Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76979Palabras clave:
Transição. Educação Infantil - Fundamental I. afetividade.Resumen
A transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF)I tem sido objeto de estudos e reflexões no contexto educacional, considerando a necessidade de se estruturar esse processo com vistas à continuada do desenvolvimento infantil. Este texto faz parte da pesquisa de doutorado em andamento, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Tem como objetivo compreender o papel da afetividade na integração e continuidade do processo de aprendizagem das crianças na transição da EI para o EF I. A metodologia de abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, buscou dados e compreensões em análise de teses, dissertações e periódicos. O referencial teórico, autores e pesquisadores como Henri Wallon (1879-1962), Barboza (2020), Carbonieri; Eidt; Magalhães (2020), Cruz (2022), Baratella; Rodrigues (2018), Ferreira; Acioly-Régnier (2010), Gasparim (2012), Dantas (1992), Leite; Tagliaferro (2005), Neves; Gouvêa; Castanheira (2011), Pasqualini; Martins (2008) e Pasqualini (2011). Com bases na Análise de Conteúdo de Bardin (2016), os dados são apresentados de forma descritiva argumentativa, apontando uma análise sobre Educação Infantil, organização didática da EI e EF I, assim como aspectos sobre a/as problemática/as que envolvem a transição da EI para o Fundamental I e a afetividade na perspectiva de Henri Wallon.
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