Adoecimento psiquico de professores: mapeamento e breve análise da literatura no período de 2018 a 2023

Autores/as

  • Maria das Graças de Carvalho Machado Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Sálua Cecílio

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76975

Palabras clave:

Palavras-chave: Saúde Mental. Trabalho Docente. Adoecimento.

Resumen

Apresenta uma análise do mapeamento da literatura sobre problemas, condicionamentos e causas mais comuns de comprometimento da saúde mental do professor brasileiro. O objetivo é apresentar um panorama de adoecimento mental entre os professores da educação básica no Brasil e mostrar a falta de políticas públicas para o cuidado, prevenção ou promoção da saúde. A metodologia incluiu a recuperação da produção científica sobre o assunto, em seus aspectos conceituais e metodológicos na forma, de artigos e um capítulo de livro, publicados no Brasil, nos últimos 05 anos, que aborde o assunto. Trata-se de uma revisão preliminar, realizada nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, a partir dos termos descritores saúde mental, trabalho docente, professor, educação básica e adoecimento. Optou-se por artigos em português, cujos instrumentos de pesquisa tenham sido entrevistas, fontes documentais e revisão da literatura. Identificou-se produções que trazem como doenças desencadeadas, a partir de situações vivenciadas diariamente no/ou por causa do exercício da profissão, e suas causas principais. Dentre as causas: sobrecarga de trabalho docente aliada ao trabalho doméstico, desvalorização social e profissional, baixos salários e suposta autonomia. Problemas de saúde já existentes agravaram-se com a pandemia da COVID-19.

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Publicado

2024-09-10

Cómo citar

MACHADO, Maria das Graças de Carvalho; Cecílio Sálua. Adoecimento psiquico de professores: mapeamento e breve análise da literatura no período de 2018 a 2023. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 3, p. 16, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i3.76975. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76975. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Educação Básica: entre política e o trabalho docente