Metodologias ativas no ensino técnico profissional: estudo das produções científicas

Autores/as

  • Adriana Giorola Vilamaior IFMG Campus Bambuí e UNIUBE
  • Vânia Maria de Oliveira Vieira Uniube

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76972

Palabras clave:

Metodologias ativas., Estado do conhecimento., Ensino técnico profissional e profionalizante.

Resumen

Esta pesquisa está associada à Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Insere-se na RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Estudos sobre as metodologias ativas, enquanto práticas pedagógicas são necessários para compreender melhor a importância do professor e a participação do aluno. Essa pesquisa objetiva realizar um estudo preliminar denominado de “Estado do Conhecimento” sobre a metodologia ativa no ensino técnico profissional. Esse estudo realizou uma análise qualitativa e descritiva de 52 trabalhos selecionados nos sites Campbell Collaboration, Google Acadêmico, Scielo e Bases de Dados de Teses e Dissertações. Os verbos mais utilizados nos objetivos foram: “analisar”, “investigar” e “avaliar”. As zonas centrais encontradas na análise dos resultados foram: “aluno”, “professor” e “metodologias ativas”. Observa-se que as metodologias ativas auxiliam no processo de ensino aprendizagem, exigindo do aluno maior participação, criatividade, autonomia, trabalho em equipe. A importância do professor para a sua utilização também pode ser comprovada, porém tem-se alguns entraves na adoção, como elevada carga horária de trabalho, salas com grande quantidade de alunos e a necessidade de formação dos docentes.

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Publicado

2024-09-10

Cómo citar

VILAMAIOR, Adriana Giorola; VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira. Metodologias ativas no ensino técnico profissional: estudo das produções científicas. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 3, p. 19, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i3.76972. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76972. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Educação Básica: entre política e o trabalho docente