A utilização das TDIC e o REANP em Minas Gerais durante a pandemia Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76960Palabras clave:
Políticas Públicas. TDIC. REANP.Resumen
Esse artigo analisa as políticas públicas revestidas nas legislações e orientações referente a regulamentação e adaptação das TDIC, nos anos de 2020 e 2021, período pandêmico e da implementação do REANP no Estado de Minas Gerais, que foram incorporados nas práticas docentes presenciais em 2022. Para melhor compreensão da temática e subsídio ao desenvolvimento gradativo do tema foi realizado pesquisa qualitativa, baseada em estudo bibliográfico e documental, tendo como referência: textos, livros, artigos, leis e decretos. A triangulação dos métodos de investigação foi utilizada para análise dos dados. Os resultados apresentados demonstraram que a viabilidade do funcionamento das atividades escolares no período do REANP, ano 2020 e 2021, foi possível devido a adaptação das práticas docentes e a implementação das TDIC como ferramentas de ensino e de aprendizagem. No ano de 2022, as práticas docentes se guiaram como era antes do contexto da pandemia, a mudança estrutural e pedagógica que deveria fomentar a cristalização da prática utilizada quando do isolamento, não aconteceu. Pensar a inserção de tecnologias no ambiente escolar atreladas às peculiaridades das circunstâncias sociais, ao momento histórico vivenciado, possibilitou uma compreensão das práticas adquiridas e/ou aprimoradas pelos professores, que poderão compor, direcionar as práticas docentes da educação básica.
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