O trabalho docente na pandemia do covid-19: um recorte na educação superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i2.70842

Resumen

Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre o trabalho docente e sua precarização durante a pandemia do COVID-19 no Brasil. Para tanto busca-se como recorte as dificuldades encontradas por docentes do ensino superior frente esse cenário, utilizando como exemplo, as experiências relatadas pelos docentes de uma Universidade do Sudoeste Goiano. O percurso metodológico que guiou essa pesquisa foi o teórico, apreendendo o movimento real do objeto, por meio do materialismo histórico-dialético. É desenvolvido em quatro seções. Na primeira apresentam-se os impactos causados na educação com o surgimento do vírus no mundo até sua chegada ao Brasil. No segundo, teoriza-se sobre o trabalho e o trabalho docente, apresentando os principais teóricos que têm estudado esse tema. Em seguida reflete-se sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, bem como de que maneira elas foram afetadas e modificadas pela pandemia, tendo como consequência a precarização do trabalho que afeta de forma significativa a saúde do docente e causa sofrimento. Por fim, são apresentadas considerações sobre possibilidades de minimizar as perdas no ensino e possibilidades para melhorar as condições de vida e trabalho do docente.

Palavras-chave: Trabalho docente. Práticas Pedagógicas. Precarização.

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Biografía del autor/a

Laís Leni Oliveira Lima, Universidade Federal de Jataí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e professora adjunta da Universidade Federal de Jataí no curso de Pedagogia.

Publicado

2024-09-10

Cómo citar

RESENDE, Milena; LENI OLIVEIRA LIMA, Laís. O trabalho docente na pandemia do covid-19: um recorte na educação superior. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 19, n. 2, 2024. DOI: 10.69843/rir.v19i2.70842. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/70842. Acesso em: 12 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres