Educação étnico-racial e infância: a construção dos conceitos históricos e geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v18i3.69734Resumen
RESUMO
Nosso objeto de estudo se insere nos debates acerca da construção de conceitos pelas crianças, realizados por professores que lecionam história e geografia. o objetivo foi investigar os desafios para construção de conceitos étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental. desse modo, optamos pelo materialismo histórico-dialético para observar o objeto em seu movimento, lhe conferindo historicidade, haja vista todo fenômeno ser contextualizado. os resultados indicam que no processo de construção de conceitos a aprendizagem ainda é percebida como subordinada à maturação biológica do indivíduo, isso negligencia em sua análise a apreensão dos conceitos como produto da história, da vida social e, como efeito, desconsidera as relações entre o desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento intelectual e os elementos constituintes da vida social/cotidiana. assim, percebe-se a necessidade de construção do conhecimento de forma dialética, que favoreça o salto de qualidade do senso comum para o conhecimento científico e, não apenas para a superação de uma etapa estabelecida. o estudante que conhece os conceitos históricos e materiais presentes nos discursos racializados e no funcionamento da sociedade, usa seu papel como sujeito histórico para subverter as lógicas de atualização do racismo. portanto, a aprendizagem sendo uma atividade social e a aprendizagem conceitual uma atividade fundamentalmente prática torna-se possível sua apreensão pela criança, inclusive na educação infantil, todavia é importante refletir sobre a forma e a função que assume.
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