A leitura literária no/pelo livro didático

desafios à prática docente em tempos pandêmicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65485

Resumen

Na era digital e das inúmeras tecnologias de informação, o ensino de literatura tradicional está fadado ao fracasso. Várias são as novas formas e abordagens de apresentação dos textos literários a sujeitos cada vez mais interligados a inúmeras redes e “realidades”. Pensando nesse desafio, este artigo trata dos empasses encontrados pelos licenciados em letras no ensino de literatura para adolescentes do ensino médio. Tendo o livro didático, muitas das vezes, como o único instrumento didático para o tratamento das obras literárias em várias escolas públicas brasileiras, utilizaremos como corpus desta pesquisa a coleção “Se liga na língua”, dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, no intuito de verificar como os textos literários são apresentados aos alunos e se eles despertam o interesse pela leitura literária desse público leitor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Alberto da Silva Sales, Instituto Federal Goiano

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2014).  Possui estágio pós-doutoral também pela UFG. Docente da área de linguagens (língua portuguesa, língua inglesa e literaturas) no Instituto Federal Goiano, Campus Hidrolândia. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina.

Publicado

2020-10-27

Cómo citar

ALBERTO DA SILVA SALES, Paulo. A leitura literária no/pelo livro didático : desafios à prática docente em tempos pandêmicos. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 16, n. 1, p. 01–19, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i1.65485. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/65485. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Educação Brasileira e a Ead no contexto pandêmico da Covid- 19: perspectivas e d