Funções e especificidades da escola pública nos processos inclusivos

Autores/as

  • Lilian Batista do Nascimento Universidade Federal de Goiás (UFG/ Regional Jataí)
  • Vanderlei Balbino da Costa

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.60579

Resumen

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo discutir de forma reflexiva sobre as funções e especificidades da escola pública, em uma perspectiva inclusiva. O problema de pesquisa enfatizado neste estudo gerou o seguinte questionamento: por que ainda se registra a falta de compreensão sobre as funções e especificidades da escola pública em relação aos processos inclusivos? A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, apoiado em referenciais bibliográficos que deram suporte teórico para a realização do estudo. Os resultados sinalizaram que na escola pública, em uma perspectiva inclusiva, há uma falta de compreensão no que se refere à sua especificidade (que é garantir aos educandos uma formação cultural e científica, por meio da instrução, estabelecida nas relações pedagógicas definidas historicamente). Registra-se ainda incompreensão sobre a sua função (que é de garantir ao educando um saber sistematizado, com base no ensino). Assim, esta função acaba não se efetivando para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), uma vez que a educação ainda não é um direito garantido para todos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lilian Batista do Nascimento, Universidade Federal de Goiás (UFG/ Regional Jataí)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Psicopedagogia e Docência no Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande (FIVE) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (UFG/REJ), Psicopedagoga, atuando na Equoterapia de Rio Verde – Goiás com Pessoas com Necessidades Educativas Especiais (PcNEEs)

Vanderlei Balbino da Costa

Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Administração Escolar e Didática do Ensino Superior (UFMT), Mestre em Educação, Doutor em Educação Especial (UFSCar/SP), Pós-Doutorando em Identidade Profissional do Docente com Deficiência no Ensino Superior (UERJ/RJ 2019). Professor do curso de Pedagogia e Docente no PPGE – UFG - Regional Jataí, Nível Mestrado, atuando na Linha de Pesquisa 2: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores.

Publicado

2020-04-04

Cómo citar

NASCIMENTO, Lilian Batista do; COSTA, Vanderlei Balbino da. Funções e especificidades da escola pública nos processos inclusivos. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–15, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.60579. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/60579. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres