Literatura ficcional no Ensino Superior Tecnológico!? Por quê (não)?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60167Resumen
Este artigo aborda a importância da literatura ficcional na formação acadêmica do estudante, problematizando o espaço da literatura Ensino Superior, em especial no Ensino Superior Tecnológico. Entende-se que, por sua função humanizadora, a literatura contribui para a formação de profissionais autônomos, críticos e reflexivos, preparados para compreender o mundo e as relações que os cercam e capazes de exercer efetivamente a cidadania. Analisam-se dados de uma pesquisa realizada com estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia a fim de mostrar a atividade de leitura desses estudantes, como também revelar suas concepções a respeito da literatura. Os resultados revelam que a grande maioria dos estudantes pesquisados não costumam ler literatura ficcional, e os que leem, não incluem obras clássicas em seus repertórios, restringindo-se à leitura de best sellers. Essa constatação permite, ainda, fazer uma breve reflexão sobre a questão do cânone. Por fim, apontam-se alternativas para promover o contato dos acadêmicos com o texto literário nas próprias instituições de Ensino Superior.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.