Assistência de enfermagem ao rn prematuro e a família: uma revisão da literatura

Autores/as

  • Kárita Moniellly da Silva Cgesp

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i3.59204

Resumen

Resumo – Objetivo: identificar os principais fatores de risco a prematuridade; Descrever a Assistência de Enfermagem diante da prematuridade. Metodologia: estudo do tipo exploratório, bibligráfico com análise integrativa, qualitativa da literatura disponível em bibliotecas convencionais e virtuais. Resultados: identificou-se que a prematuridade como causa de mortalidade infantil tem sido estudada em diferentes países, e os estudos constatam que inúmeras são as causas que levam um bebê a nascer prematuro, principalmente as pertinentes ao aparelho genital feminino, alterações placentárias (placenta prévia e descolamento prematuro) e excesso de líquido amniótico. Outros fatores incluem: a idade materna (maior incidência em mães mais jovens), infecções maternas, tipo de gravidez, tipo de parto, apgar no 5º minuto, peso de nascimento, pré-natal inadequado, primiparidade (mais frequente no primeiro filho). Porém, na maioria dos casos, a causa é desconhecida. Considerações finais: É importante que a assistência de enfermagem ao neonato prematuro seja de qualidade, é fundamental acolher às necessidades de repouso, calor, nutrição, higiene, observação e atendimento contínuo aos bebês prematuros. Porém, considera-se que as intervenções de enfermagem devam ser direcionadas para ajudar na transição da vida intrauterina para a extrauterina, mostrando portanto, que esta deve atender não só as necessidades biológicas do neonato prematuro, como também as emocionais.

Palavras-chave: Enfermagem, Assistência e Prematuridade.

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Publicado

2019-11-26

Cómo citar

SILVA, Kárita Moniellly da. Assistência de enfermagem ao rn prematuro e a família: uma revisão da literatura. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 3, p. 01–20, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i3.59204. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/59204. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Educação Ambiental e Saúde