Relações entre gordofobia e teoria Histórico-Cultural
interfaces com a educação
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.58997Resumen
Ao observar o desenvolvimento da humanidade, é possível notar as diferentes configurações atribuídas ao corpo humano que ocorreram de maneira contraditória, isso é, outrora o corpo gordo foi considerado sinônimo de riqueza e fartura, atualmente é tido como deformidade, feio e repugnante. Destarte, a partir dessa afirmativa, o objetivo desse escrito consiste em analisar criticamente o fenômeno gordofobia segundo a perspectiva da Teoria Histórico-Cutural, bem como destacar sua ação coerciva na vida dos indivíduos, principalmente entre os pré-adolescentes em âmbito escolar. Assim, a pesquisa se pauta numa perspectiva bibliográfica, norteada por autores que discutem o assunto. Os resultados evidenciam que a gordofobia é internalizada socialmente como signos e ocorre em vários campos sociais, como escolar, profissional e econômico, sendo divulgados constantemente pela mídia. Evidencia-se ainda que o preconceito seja maior em relação às mulheres, o que torna essencial as discussões de gênero relacionado à gordofobia.
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