SER FUTURO PROFESSOR SURDO-MUDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESCOLHA COMPRENSÕES E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Patric Paludett Flores Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.49405

Palabras clave:

Educação física. Formação de professores. Surdo-mudo.

Resumen

Esta investigação objetivou analisar o ser futuro professor de Educação Física surdo-mudo enfatizando o motivo da escolha profissional, as compreensões sobre o significado de ser professor e da função do professor, bem como as perspectivas profissionais futuras a respeito da implicação da decisão de ser professor para a vida pessoal e profissional e sobre a pretensão de mercado de trabalho. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. O participante foi um acadêmico surdo-mudo de um curso de Licenciaturaem Educação Físicade uma universidade pública da região sul do Brasil. Concluiu-se que existe uma forte influência das experiências sócio-corporais do acadêmico estudado de quando ainda era estudante da educação básica, que determinaram a escolha profissional, bem como as perspectivas e ideias do significado de ser professor e do papel que este deve exercer na sociedade, bem como o desejo de ser professor de Educação Física, tanto na escola de surdos, quanto na escola de ouvintes.

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Biografía del autor/a

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM), Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM), Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da UFSM, Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) da UFSM, Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado (UFSC); Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). 

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação Física (UFSM); Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação (UFSM); Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEL).

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Publicado

2018-03-10

Cómo citar

KRUG, Hugo Norberto; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano; FLORES, Patric Paludett. SER FUTURO PROFESSOR SURDO-MUDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESCOLHA COMPRENSÕES E PERSPECTIVAS. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 01–19, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.49405. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/49405. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres