SER FUTURO PROFESSOR SURDO-MUDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESCOLHA COMPRENSÕES E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.49405Keywords:
Educação física. Formação de professores. Surdo-mudo.Abstract
Esta investigação objetivou analisar o ser futuro professor de Educação Física surdo-mudo enfatizando o motivo da escolha profissional, as compreensões sobre o significado de ser professor e da função do professor, bem como as perspectivas profissionais futuras a respeito da implicação da decisão de ser professor para a vida pessoal e profissional e sobre a pretensão de mercado de trabalho. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. O participante foi um acadêmico surdo-mudo de um curso de Licenciaturaem Educação Físicade uma universidade pública da região sul do Brasil. Concluiu-se que existe uma forte influência das experiências sócio-corporais do acadêmico estudado de quando ainda era estudante da educação básica, que determinaram a escolha profissional, bem como as perspectivas e ideias do significado de ser professor e do papel que este deve exercer na sociedade, bem como o desejo de ser professor de Educação Física, tanto na escola de surdos, quanto na escola de ouvintes.
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