A TRANSEXUALIDADE EM QUESTÃO: problematizações nos contextos educacionais.

Autores/as

  • Renata Silva Pamplona Universidade Federal de São Carlos
  • Nilson Fernandes Dinis

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.48690

Resumen

Este artigo tem como objetivo problematizar a categoria da transexualidade, a qual surge impulsionada pelos campos de saber-poder das ciências psiquiátricas e psicológicas. Trata-se de um recorte de nossa pesquisa de doutorado, intitulada Pedagogias de gêneros em narrativas sobre transmasculinidades, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE da Universidade Federal de São Carlos/ UFSCar. O objetivo central da pesquisa se estruturou na análise da categoria e experiências das transmasculinidades, nesse sentido, antes de analisarmos tal categoria, retomamos o percurso da produção da transexualidade. Especificamente, nos debruçamos a explorar o conceito de transexualidade enquanto um dispositivo tecnológico biopolítico, engendrado pela maquinaria do sistema patriarcal e heterossexual. Compreendemos ser fundamental que educadoras e educadores busquem problematizar o viés de produção das diferenças sexuais e de gênero, a exemplo da transexualidade, a fim de ampliar a possibilidade de exercerem práticas educativas plurais e não discriminatórias. Concluímos que as bases que estabelecem a categoria da transexualidade são invenções políticas, discursivas, históricas, culturais e sociais, realizadas intencionalmente por campos de saber específicos, os quais buscam manter o sistema patriarcal/heterocentrado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Silva Pamplona, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos

Nilson Fernandes Dinis

Professor associado no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/ UFSCar.

Citas

ALMEIDA, Miguel Vale de. A teoria queer e a contestação da categoria ‘género’. In: CASCAIS, António Fernando. Indisciplinar a teoria: estudos gays, lésbicos e queer. Fenda Edições, 2004, p.91-98.

BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2006.

_____. O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.

_____. O que pode uma teoria? estudos transviados e a despatologização das identidades trans. Revista Florestan, n. 2, p. 46, 2014.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

CASTEL, Pierre-Henri. Algumas reflexões para estabelecer a cronologia do “fenômeno transexual” (1910-1995). Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 21, nº 41, p. 77-111. 2001.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade 1: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2010.

GONÇALVES, Camila de Jesus Mello. Transexualidade e direitos humanos: o reconhecimento da identidade de gênero entre os direitos da personalidade. Curitiba: Juruá, 2014.

KATZ, Jonathan Ned. A invenção da heterossexualidade. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

LEITE JÚNIOR, Jorge. Nossos corpos também mudam. Sexo, gênero, e a invenção das categorias “travesti” e “transexual” no discurso científico. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2008.

PAMPLONA, Renata Silva. O kit anti-homofobia e os discursos sobre diversidade sexual. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: 2012.

PAMPLONA, Renata Silva; DINIS, Nilson Fernandes. A moral do ressentimento e as práticas discriminatórias na diversidade sexual. Itinerarius Reflectionis, v. 8, n. 2, p. 1-20, 2013.

PRECIADO, Beatriz. Manifesto contrassexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.

SOUZA, Edmacy Quirina. Crianças negras em escolas de “alma branca”: um estudo sobre a diferença étnico-racial na educação infantil. 2016. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: 2016.

Publicado

2017-08-14

Cómo citar

PAMPLONA, Renata Silva; DINIS, Nilson Fernandes. A TRANSEXUALIDADE EM QUESTÃO: problematizações nos contextos educacionais. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 01–24, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i2.48690. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/48690. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: Educação, Relações de Gênero e Diversidade Sexual.