A TRANSEXUALIDADE EM QUESTÃO: problematizações nos contextos educacionais.

Authors

  • Renata Silva Pamplona Universidade Federal de São Carlos
  • Nilson Fernandes Dinis

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.48690

Abstract

Este artigo tem como objetivo problematizar a categoria da transexualidade, a qual surge impulsionada pelos campos de saber-poder das ciências psiquiátricas e psicológicas. Trata-se de um recorte de nossa pesquisa de doutorado, intitulada Pedagogias de gêneros em narrativas sobre transmasculinidades, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE da Universidade Federal de São Carlos/ UFSCar. O objetivo central da pesquisa se estruturou na análise da categoria e experiências das transmasculinidades, nesse sentido, antes de analisarmos tal categoria, retomamos o percurso da produção da transexualidade. Especificamente, nos debruçamos a explorar o conceito de transexualidade enquanto um dispositivo tecnológico biopolítico, engendrado pela maquinaria do sistema patriarcal e heterossexual. Compreendemos ser fundamental que educadoras e educadores busquem problematizar o viés de produção das diferenças sexuais e de gênero, a exemplo da transexualidade, a fim de ampliar a possibilidade de exercerem práticas educativas plurais e não discriminatórias. Concluímos que as bases que estabelecem a categoria da transexualidade são invenções políticas, discursivas, históricas, culturais e sociais, realizadas intencionalmente por campos de saber específicos, os quais buscam manter o sistema patriarcal/heterocentrado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renata Silva Pamplona, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos

Nilson Fernandes Dinis

Professor associado no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/ UFSCar.

References

ALMEIDA, Miguel Vale de. A teoria queer e a contestação da categoria ‘género’. In: CASCAIS, António Fernando. Indisciplinar a teoria: estudos gays, lésbicos e queer. Fenda Edições, 2004, p.91-98.

BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2006.

_____. O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.

_____. O que pode uma teoria? estudos transviados e a despatologização das identidades trans. Revista Florestan, n. 2, p. 46, 2014.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

CASTEL, Pierre-Henri. Algumas reflexões para estabelecer a cronologia do “fenômeno transexual” (1910-1995). Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 21, nº 41, p. 77-111. 2001.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade 1: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2010.

GONÇALVES, Camila de Jesus Mello. Transexualidade e direitos humanos: o reconhecimento da identidade de gênero entre os direitos da personalidade. Curitiba: Juruá, 2014.

KATZ, Jonathan Ned. A invenção da heterossexualidade. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

LEITE JÚNIOR, Jorge. Nossos corpos também mudam. Sexo, gênero, e a invenção das categorias “travesti” e “transexual” no discurso científico. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2008.

PAMPLONA, Renata Silva. O kit anti-homofobia e os discursos sobre diversidade sexual. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: 2012.

PAMPLONA, Renata Silva; DINIS, Nilson Fernandes. A moral do ressentimento e as práticas discriminatórias na diversidade sexual. Itinerarius Reflectionis, v. 8, n. 2, p. 1-20, 2013.

PRECIADO, Beatriz. Manifesto contrassexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.

SOUZA, Edmacy Quirina. Crianças negras em escolas de “alma branca”: um estudo sobre a diferença étnico-racial na educação infantil. 2016. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: 2016.

Published

2017-08-14

How to Cite

PAMPLONA, Renata Silva; DINIS, Nilson Fernandes. A TRANSEXUALIDADE EM QUESTÃO: problematizações nos contextos educacionais. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 01–24, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i2.48690. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/48690. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ: Educação, Relações de Gênero e Diversidade Sexual.