RODAS DE CONVERSA SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOCENTE E A RELAÇÃO DOCENTE DISCENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33165Palabras clave:
Saúde, educação, trabalho docenteResumen
O presente trabalho objetivou relatar o resultado de dois encontros do I Fórum de discussão sobre a formação na área de saúde: limites e desafios, no qual foram criados espaços de discussões, utilizando rodas de conversa com a participação 32 docentes dos cursos da saúde de uma instituição pública de ensino superior. Na discussão sobre o primeiro tema, qualidade de vida no trabalho docente, as dificuldades relatadas foram a obrigação e a pressão impostas pelo sistema a fim de cumprir metas de produtividade, excesso de trabalho com ensino, pesquisa, extensão e funções administrativas, jornada sem delimitação clara do tempo, levando ao sofrimento físico e psíquico. Na discussão do segundo tema, relação docente / discente, emergiram aspectos facilitadores e problemas que envolvem a estrutura da universidade, problemas técnicos e dificuldades de relacionamento interpessoal.Descargas
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