SAÚDE BUCAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RESPONSABILIDADE DE QUEM?

Autores/as

  • Giulena Rosa Leite Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí
  • Suele de Moraes Bras Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí
  • Sônia Aparecida Faleiros UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, REGIONAL JATAÍ
  • Ludmila Grego Maia Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí
  • Marlene Andrade Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, Regional Jataí
  • Luiz Almeida da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.32902

Palabras clave:

Palavras-chave, Saúde bucal, Educação Infantil, Promoção da Saúde

Resumen

Durante a realização das atividades práticas de estágio observou-se que grande parte das crianças não conseguia sozinha, realizar sua higiene bucal fazendo-se necessária ajuda para realizar a escovação dos dentes, o que nem sempre tem acontecido prontamente por parte dos trabalhadores nas escolas. Com o objetivo de avaliar o conhecimento em saúde bucal e a importância mostrada a este assunto por parte dos professores, foram entrevistados todos os 17 profissionais de um Centro Municipal de Educação Infantil no Município de Jataí, no sudoeste de Goiás. A coleta de dados se deu em dois momentos: inicialmente foi realizada uma observação livre a fim conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pelos educadores/professores desta instituição, uma imersão no campo de estudo. Em um segundo momento foi realizada entrevista com os profissionais da instituição, por meio de uma roteiro estruturado, contendo perguntas abertas e fechadas sobre o tema. As ações de proteção e promoção a saúde, podem ser desenvolvidas pelo sistema de saúde, articulado com outras instituições governamentais, empresas, associações comunitárias e com a população e seus órgãos de representação visando  à redução de fatores de risco, que constituem ameaça à saúde dos indivíduos, podendo provocar-lhes incapacidades e doenças. Considerando a saúde bucal como parte integrante e indissociável da saúde geral, a infância é o período que pode ser considerado como  o mais importante para o futuro da saúde bucal do indivíduo.

 

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Biografía del autor/a

Giulena Rosa Leite, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí

Mestre em Enfermagem, Professora do Curso de Enfermagem

Suele de Moraes Bras, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí

Aluna do Curso de Pedagogia

Sônia Aparecida Faleiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, REGIONAL JATAÍ

Mestranda em Educação

Ludmila Grego Maia, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí

Mestre em Enfermagem, Professora do Curso de Enfermagem

Marlene Andrade Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, Regional Jataí

Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Curso de Enfermagem

Luiz Almeida da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutor em Enfermagem, Professor do Curso de Enfermagem

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Publicado

2015-03-12

Cómo citar

LEITE, Giulena Rosa; BRAS, Suele de Moraes; FALEIROS, Sônia Aparecida; MAIA, Ludmila Grego; MARTINS, Marlene Andrade; SILVA, Luiz Almeida da. SAÚDE BUCAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RESPONSABILIDADE DE QUEM?. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.32902. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/32902. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Educação e Saúde [Dossiê de Enfermagem]