A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores/as

  • Jayann Batista de Araújo Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Fabio José Cardias Gomes

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i16.29457

Palabras clave:

Bullying, Professor, Sala de aula

Resumen

RESUMO

O presente trabalho objetivou contribuir com análise sobre a perspectiva do professor diante os conflitos escolares, especialmente o fenômeno bullying. Foram realizadas três entrevistas semiabertas com três professores, uma coordenadora e dois alunos de uma escola pública da cidade de Imperatriz, no sul do Maranhão, Brasil. Buscou-se compreender como se dá o bullying no âmbito escolar específico, a sala de aula, e a importância do papel social do professor no trato deste problema-tarefa.

DOI: 10.5216/rir.v1i16.29457

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABRAMOVAY, M. & RUA, M. G. Violências nas escolas: versão resumida. Editora: UNESCO 2003.

ABRAMOVAY, M. & CASTRO, M. G. Ensino médio: múltiplas vozes. Brasília: UNESCO, MEC, 2003. 1999.

ARAMIS, L. N. Bullying – Comportamento agressivo entre estudantes. IN: Jornal de Pediatria – Artigo de Revisão, 2005.

BORGES, P. R. O declínio dos ritos de passagem e sua consequências para os jovens na sociedade contemporânea. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2013.

BERGER, P.; LUCKMAN, A. Construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1995.

CHALITA, G. Pedagogia da amizade – Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. São Paulo: Ed. Gente, 2008.

CLÉMENCE, A. Violência e incivilidade na escola: A situação na Suíça. IN: DEBARBIUEX & BLAYA, C. (Org.). Violência nas escolas: dez abordagens europeias. Brasília: UNESCO, 2002, p. 223-247.

FANTE, C. Fenômeno Bullying – como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas SP: Editora Veros, 2 ed., 2005.

FANTE, C. Bullying no ambiente escolar. IN: Revista de Educação Física. n. 13, dez. 2008.

FANTE, C. Bullying Escolar – Programa de Enfrentamento ao Bullying no ambiente escolar. "Campanha Aprender Sem Medo". 2009.

FERREIRA-SANTOS, M. & ALMEIDA, R. Antropolíticas da Educação. São Paulo: Képos, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LEITE, R. L. O. A supervisão dos recreios: Uma medida eficaz na prevenção do bullying. Rio de Janeiro 1999. Disponível em http://www.meuartigo.brasilescola.com/administracao/violencia-escolar-bullying-papel-familia-escola.htm. Acesso em: 12 mar. 2012.

MANTOAN, M. T. E. . Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

NARODOWSKI, M. El bullying como substituto de la vieja indisciplina: estrategias frente a la disolución de la autoridad adulta. IN: Revista Linhas, v. 13, n. 2 (2012).

PORTAL DA CIÊNCIA. Arena da Paz: estabelecendo relações sociais no âmbito escolar. IN: Revista Portal da Ciência, Ano III, n. III, out. 2013, p. 9.

SCHILLING, F. A sociedade da insegurança e a violência na escola. São Paulo: Moderna, 2004.

SILVA, A. B. B. Bullying, Cartilha 2010 – Projeto justiça nas escolas. Brasília, Brasil, 1° edição, 2010.

SILVA, J. M. P e SALLES, L. M. F. A violência na escola: abordagens teóricas e propostas de prevenção. IN: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. Especial 2, p. 217-232, 110. Editora UFPR, 2009.

SILVA, J. M. P e SALLES, L. M. F. Jovens, violência e escola: um desafio contemporâneo. Cultura acadêmica, São Paulo, Brasil. Editora UNESP, 2010.

Publicado

2014-04-22

Cómo citar

DE ARAÚJO, Jayann Batista; GOMES, Fabio José Cardias. A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NO ÂMBITO ESCOLAR. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 10, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rir.v1i16.29457. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/29457. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres