TRIGONOMETRIA UTILIZANDO O SOFTWARE CABRI GÉOMÈTRE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i1.181Palabras clave:
Geometria – Trigonometria, Problema, Informática, CabriResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência pedagógica em que tratou-se de ensinar a trigonometria utilizando o software Cabri Géomètre. Tal experiência pautou-se em uma proposta que tinha como objetivos levar o aluno a: i) relacionar o conteúdo de semelhança de triângulos com o das razões trigonométricas, obtidas e aplicadas a situações problemas de tipo reais e recreativos e ii) explicar oralmente e por escrito essas mesmas razões utilizando o software Cabri Géomètre. Tal proposta está inserida, no contexto, de uma pesquisa desenvolvida por integrantes do Núcleo de Investigação em Educação Matemática - NIEMAT, do Campus Avançado da Universidade Federal de Goiás em Jataí que buscam compreender as argumentações geométricas, desenvolvidas por alunos do ensino fundamental, em duas situações de aulas distintas: uma em que professor responsável pela disciplina ministra as aulas de geometria e outra em que são os estagiários, licenciandos em matemática, assumem a regência de tais aulas.Descargas
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Publicado
2008-09-02
Cómo citar
MACIEL, Viviane Barros; SILVA, Adriana Batista da; CIVARDI, Jaqueline Araujo; BARBOSA, Katiuse Cabral; REIS, Maria Elidia Teixeira; MONTEIRO, Agner Candida B.; SILVA, Regina E. E. de; SILVEIRA, Graciele P. TRIGONOMETRIA UTILIZANDO O SOFTWARE CABRI GÉOMÈTRE. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/rir.v1i1.181. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20399. Acesso em: 3 feb. 2025.
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