TRIGONOMETRIA UTILIZANDO O SOFTWARE CABRI GÉOMÈTRE

Authors

  • Viviane Barros Maciel Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí / Curso Matemática
  • Adriana Batista da Silva CAJ/UFG
  • Jaqueline Araujo Civardi CAJ/UFG
  • Katiuse Cabral Barbosa CAJ / UFG
  • Maria Elidia Teixeira Reis CAJ / UFG
  • Agner Candida B. Monteiro CAJ / UFG
  • Regina E. E. de Silva CAJ / UFG
  • Graciele P Silveira CAJ / UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i1.181

Keywords:

Geometria – Trigonometria, Problema, Informática, Cabri

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência pedagógica em que tratou-se de ensinar a trigonometria utilizando o software Cabri Géomètre. Tal experiência pautou-se em uma proposta que tinha como objetivos levar o aluno a: i) relacionar o conteúdo de semelhança de triângulos com o das razões trigonométricas, obtidas e aplicadas a situações problemas de tipo reais e recreativos e ii) explicar oralmente e por escrito essas mesmas razões utilizando o software Cabri Géomètre. Tal proposta está inserida, no contexto, de uma pesquisa desenvolvida por integrantes do Núcleo de Investigação em Educação Matemática - NIEMAT, do Campus Avançado da Universidade Federal de Goiás em Jataí que buscam compreender as argumentações geométricas, desenvolvidas por alunos do ensino fundamental, em duas situações de aulas distintas: uma em que professor responsável pela disciplina ministra as aulas de geometria e outra em que são os estagiários, licenciandos em matemática, assumem a regência de tais aulas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2008-09-02

How to Cite

MACIEL, Viviane Barros; SILVA, Adriana Batista da; CIVARDI, Jaqueline Araujo; BARBOSA, Katiuse Cabral; REIS, Maria Elidia Teixeira; MONTEIRO, Agner Candida B.; SILVA, Regina E. E. de; SILVEIRA, Graciele P. TRIGONOMETRIA UTILIZANDO O SOFTWARE CABRI GÉOMÈTRE. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/rir.v1i1.181. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20399. Acesso em: 3 feb. 2025.