ÉTICA – IMPACTOS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

  • Lucia helena Moreira de Medeiros Oliveira UFG/CAJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i12.1328

Palabras clave:

Ética. Formação docente. Saberes do professor. Competências e Habilidades.

Resumen

Este artigo tem como propósito analisar, subsidiado por uma pesquisa bibliográfica, o conceito de ética em duas obras relevantes: a primeira é Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, e a segunda é Ética e Competência, de Terezinha Azeredo Rios. Os dois livros, pautados em pressupostos filosófico-educacionais, contribuem para a reflexão sobre os saberes e competências necessários à formação e atuação do educador, tendo em vista a sociedade e o período em que vivemos. De acordo com a análise empreendida, vislumbra-se o papel da ética freireana, pautada precisamente pela ação, pelo exemplo do professor, muito mais do que pelo seu discurso. Em Rios (2001), evidencia-se a necessidade do educador refletir sobre seus atos e os valores que os fundamentam e os da sociedade da qual faz parte, constituindo-se, desse modo, em um ser político. Os dois autores contribuem para se repensar a formação docente visto que um professor que fundamenta suas ações pela ética é mais solidário, crítico e vê o aluno como Outro, como ser humano de necessidades e desejos diferentes, mas não inferiores, aos seus.

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Biografía del autor/a

Lucia helena Moreira de Medeiros Oliveira, UFG/CAJ

Docente da Universidade Federal de Goiás, campus Jataí.Professora de Políticas Públicas no curso de  pedagogia.

Publicado

2012-09-14

Cómo citar

OLIVEIRA, Lucia helena Moreira de Medeiros. ÉTICA – IMPACTOS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 8, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rir.v1i12.1328. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20383. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres