A PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ARTICULADOR E INTEGRADOR DE SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE

Autores/as

  • Sílvio Ribeiro da Silva Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i9.1054

Palabras clave:

Pesquisa na universidade, Produção científica, Licenciatura, Formação de professores

Resumen

Neste estudo, apresentamos, de maneira parcial, resultados de uma pesquisa que pretendeu identificar como está ocorrendo a produção científica nos 09 cursos de licenciatura (Física, Matemática, Química, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Pedagogia e Letras) do Campus Jataí (CAJ/UFG). Seus principais objetivos foram (i) identificar concepções e intenções de docentes e alunos relacionadas ao ensino com pesquisa no processo de formação no curso de licenciatura e (ii) tomar conhecimento das pesquisas feitas pelos alunos dos 09 cursos de licenciatura do CAJ/UFG, identificando se são voltadas ou não para a educação básica do município de Jataí e da região. Para a análise e discussão dos dados, usamos o aprofundamento teórico de base interpretativista. Por estar vinculado à perspectiva interpretativista, o estudo ficou, também, enquadrado dentro da ótica proposta pelo paradigma indiciário de Ginzburg (1991). Os resultados indicaram que, dentre outras questões, falta maior participação dos docentes e alunos dos cursos de licenciatura em projetos PROLICEN. Outro aspecto diz respeito à urgente necessidade de mudança de postura de alguns docentes que consideram que a pesquisa não se aplica à formação de professores. Também o número de alunos envolvidos em atividades de pesquisa na unidade precisa ser ampliado. Para isso, a instituição poderia investir em políticas de divulgação de seus trabalhos de pesquisa junto à comunidade estudantil. Isso poderia despertar o interesse daqueles alunos que ainda não manifestaram esse tipo de interesse.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sílvio Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

Professor adjunto I, Mestre em Linguística, Doutor em Linguística Aplicada

Publicado

2011-03-09

Cómo citar

DA SILVA, Sílvio Ribeiro. A PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ARTICULADOR E INTEGRADOR DE SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 6, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rir.v2i9.1054. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20357. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres