A PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ARTICULADOR E INTEGRADOR DE SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i9.1054Palabras clave:
Pesquisa na universidade, Produção científica, Licenciatura, Formação de professoresResumen
Neste estudo, apresentamos, de maneira parcial, resultados de uma pesquisa que pretendeu identificar como está ocorrendo a produção científica nos 09 cursos de licenciatura (Física, Matemática, Química, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Pedagogia e Letras) do Campus Jataí (CAJ/UFG). Seus principais objetivos foram (i) identificar concepções e intenções de docentes e alunos relacionadas ao ensino com pesquisa no processo de formação no curso de licenciatura e (ii) tomar conhecimento das pesquisas feitas pelos alunos dos 09 cursos de licenciatura do CAJ/UFG, identificando se são voltadas ou não para a educação básica do município de Jataí e da região. Para a análise e discussão dos dados, usamos o aprofundamento teórico de base interpretativista. Por estar vinculado à perspectiva interpretativista, o estudo ficou, também, enquadrado dentro da ótica proposta pelo paradigma indiciário de Ginzburg (1991). Os resultados indicaram que, dentre outras questões, falta maior participação dos docentes e alunos dos cursos de licenciatura em projetos PROLICEN. Outro aspecto diz respeito à urgente necessidade de mudança de postura de alguns docentes que consideram que a pesquisa não se aplica à formação de professores. Também o número de alunos envolvidos em atividades de pesquisa na unidade precisa ser ampliado. Para isso, a instituição poderia investir em políticas de divulgação de seus trabalhos de pesquisa junto à comunidade estudantil. Isso poderia despertar o interesse daqueles alunos que ainda não manifestaram esse tipo de interesse.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.