A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA EM ROUSSEAU

Autores/as

  • Renata Silva Pamplona Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i2.183

Palabras clave:

Jean-Jacques Rousseau, Concepção pedagógica.

Resumen

Este artigo busca refletir sobre a concepção pedagógica do filósofo Jean-Jacques Rousseau, que por ser um dos pioneiros em pensar a criança como ser singular, criativo e autônomo, e por pensar o aluno como centro no processo educacional, e não mais como um ser passivo, torna-se indispensável rever sua concepção, sobretudo quando se dispõe pensar uma postura educacional diferenciada e que privilegie o saber reflexivo do aluno. Busca-se discorrer sobre a particular maneira como Rousseau pensa a formação do homem, considerando-a como parte intrínseca da condição humana, sendo assim, suas idéias estarão vinculadas à defesa da liberdade, naturalidade e negatividade, para propor uma educação que possa verdadeiramente formar um homem para a vida, para atender as suas necessidades primeiras de ser homem, e conseqüentemente as sociais. A maneira rousseauniana de versar sobre essa temática permite a busca de uma nova compreensão, ou um novo olhar sobre posturas muitas vezes estereotipadas, arraigadas em práticas pedagógicas que podem não mais atender ao objetivo primeiro que é a formação humana. Para tanto a proposta desse trabalho é percorrer o pensamento rousseauniano, buscando refleti-lo e absorver suas contribuições para a prática pedagógica, e concepção teórica.

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Cómo citar

PAMPLONA, Renata Silva. A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA EM ROUSSEAU. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/rir.v1i2.183. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20322. Acesso em: 3 feb. 2025.