A interação do conhecimento da matemática e gastronomia para o empoderamento da mulher

Authors

  • Ana Maria Libório de Oliveira INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA https://orcid.org/0000-0002-0226-2675
  • Erika de Oliveira Lima INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
  • Caroline Soares dos Santos INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
  • Domingos Caitano de Sousa Neto INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.62846

Abstract

The present article has as goal corroborate for the projects development that can establish the personal growth, professional and intellectual in the woman empowerment contemporaneousness. The project had as purpose enable the Mathematics interaction knowledge, the Gastronomy, the women's empowerment in the contribution of the family income and the professional qualification, women in situation of social vulnerability, by means of a human formation and professional qualification. Beyond of these actions, the project aims reflect about the rights and constitutional duties, promote for self esteem, progress in the life quality, family and of common use relations and, also enable in the Gastronomy area. The methodology it addressed with activities expositive and practices, in the intervention sense, with mathematics interaction explanation, gastronomy and empowerment. It presented in their effective results in the mathematics and gastronomy learning, enabling the understanding and her relations, as well as, the women appropriated with the intervention in the professional qualification and valorization in being woman.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Maria Libório de Oliveira, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade Educação Matemática na Universidade do Minho em Portugal, Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional de Colômbia - UNAL/CO (2010), Título revalidado pela Universidade Federal do Amazonas equivalente ao Título de Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. Especialista em Docência do Ensino Superior - UCAM/RJ (2003) e Graduada em Licenciatura em Ciências e Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá/UFU- MG (1999). Pesquisadora, Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade - NEPECS/CNPQ, membro do Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos - GPEG/CNPQ, membro do Núcleo de Pesquisa em Matemática, Educação e Sociedade/CNPQ. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Brasília - campus Estrutural. Sobretudo, atuando na Formação dos Cursos de Engenharia, Tecnologia e Licenciatura, promovendo as Tendências no Ensino da Matemática em Modelagem, Etnomatemática e Tecnologia, assim como, Matemática Aplicada.

Erika de Oliveira Lima, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (1998) e mestre em Turismo e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Ciências Gerencias (2007) e Mestre em Administração. Atualmente professora do EBTT do Instituto Federal de Brasília. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: rotas turísticas; turismo, sistur e planejamento turístico. Atualmente professora da área de Gestão e negócios e metodologia científica.

Caroline Soares dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2013). Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: política no brasil, política e religião, memória e política e democracia e participação.

Domingos Caitano de Sousa Neto, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - CAMPUS ESTRUTURAL

Published

2020-04-08

How to Cite

LIBÓRIO DE OLIVEIRA, Ana Maria; DE OLIVEIRA LIMA, Erika; SOARES DOS SANTOS, Caroline; CAITANO DE SOUSA NETO, Domingos. A interação do conhecimento da matemática e gastronomia para o empoderamento da mulher . Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 16, n. 2, p. 01–12, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.62846. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/62846. Acesso em: 9 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Livres