ENSINO INTERCULTURAL DE INGLÊS COMO PRÁTICA DE RECONHECIMENTO E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Authors

  • Letticia Vieira de Melo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.37341

Keywords:

Cultura, Interculturalidade e Ensino de inglês.

Abstract

Nós somos seres culturais e interculturais e construímos nossa cultura individual e coletiva à partir das interações que vivenciamos ao longo de nossa vida. Nosso meio de interação mais poderoso são as línguas. É por meio delas que nos comunicamos e que chegam até nós discursos impregnados de cultura (valores, ideologias, costumes). Também é por meio das línguas que interagimos com sujeitos das mais diversas redes sociais e grupos culturais. E a sala de aula de inglês é um lugar de constantes encontros interculturais: pessoas de origem diferentes estudando uma língua também de origem diferente. Por isso, se faz necessário discussões sobre cultura na sala de aula e sobre um ensino intercultural de inglês. É isso que este artigo tenta discutir: o que é cultura, o que é interculturalidade e o que seria um ensino intercultural de inglês a partir dos textos de Corbett (2003), Hall (2012), Spencer-Oatey (2012), Spencer-Oatey e Franklin (2009) e Risager (2006) e como o ensino intercultural pode levar à atitudes de respeito às diferenças.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Letticia Vieira de Melo, Universidade Federal de Goiás



References

CHINA, A. P. Z. As metodologias de ensino de língua inglesa no Brasil. In: A trajetória do ensino de inglês como língua estrangeira no Brasil: considerações sobre metodologias, legislação e formação de professores. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, São Paulo, 2008. p. 48-55.

CORBETT, J. An intercultural approach to English language teaching. Clevedon: Multilingual Matters Ltd., 2003.

HALL, J. K. The sociocultural world of learners. In: HALL, J. K. Teaching and researching language and cultures. Harlow: Pearson Education, 2012, p. 71-87.

______. Language and culture fo the classroom. In: HALL, J. K. Teaching and researching language and cultures. Harlow: Pearson Education, 2012, p. 88-109.

______. Language and culture as curricular content. In: HALL, J. K. Teaching and researching language and cultures. Harlow: Pearson Education, 2012, p. 110-132.

RISAGER, K. Language and culture: global flows and local complexity. Clevedon: Multilingual Matters Ltd, 2006.

SPENCER-OATEY, H.; FRANKLIN, P. Unpacking culture. In: SPENCER-OATEY, H.; FRANKLIN, P. Intercultural interaction: a multidisciplinary approach to intercultural communication. New York: Palgrave MacMillan, 2009, p. 13-49.

______. Intercultural interaction competence (ICIC). In: SPENCER-OATEY, H.; FRANKLIN, P. Intercultural interaction: a multidisciplinary approach to intercultural communication. New York: Palgrave MacMillan, 2009, p. 50-79.

______. Intercultural interaction competence (ICIC). In: SPENCER-OATEY, H.; FRANKLIN, P. Intercultural interaction: a multidisciplinary approach to intercultural communication. New York: Palgrave MacMillan, 2009, p. 13-49.

______. What is culture? A compilation of quotations. GlobalPAD Core Concepts.(2012b).

Published

2016-05-09

How to Cite

MELO, Letticia Vieira de. ENSINO INTERCULTURAL DE INGLÊS COMO PRÁTICA DE RECONHECIMENTO E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.37341. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/37341. Acesso em: 9 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Livres