O TRABALHO DE HOMENS PROFESSORES COM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS GESTORES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.35108Keywords:
Gestores. Educação Infantil. Representações Sociais.Abstract
Este estudo tem como objetivo investigar as representações sociais de gestores quanto a atuação de homens como professores de crianças. A abordagem teórica baseou em autores como Luck (2011), Kramer (2007), Moscovici (2010), Spink (1993) e Louro (2012). Foram feitas entrevistas semiestruturada, posteriormente transcritas e analisadas, com 2 diretoras e 2 coordenadoras de instituições de educação infantil. Os resultados indicam que nas representações das gestoras a comunidade escolar teria resistência em aceitar homens atuando como professores de crianças nesta etapa da educação e que seria necessário um trabalho de mediação para uma possível aceitação. As gestoras compreendem que homens na educação infantil podem contribuir para o desenvolvimento das crianças e para equidade de gênero na educação, elas receberiam em suas instituições, contudo haveria algumas restrições principalmente ao toque físico.
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