UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA UNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE FORMOSA GOIÁS.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33986Keywords:
Ensino, Aprendizagem, Geografia, Concepções.Abstract
Diante das práticas de ensino/aprendizagem e a busca de um melhor entendimento da realidade escolar este trabalho busca evidenciar quais e como são as práticas de ensino em Geografia na modalidade do Ensino Fundamental, Anos Finais. Para tanto foi escolhida aleatoriamente uma escola da rede municipal de ensino, localizada geograficamente ao centro urbano da cidade de Formosa Goiás. Como instrumentos metodológicos foram utilizados questionários dirigidos aos professores de Geografia, alunos e gestores com o intuito de investigar as concepções acerca do ensino de Geografia bem como a importância qual lhe é dada no cenário educacional do ano letivo de 2014. Foram entrevistados, diante de uma meta estatística e grupo amostral entre 17% a 20% do total de alunos da unidade de ensino escolhida, fazendo-se assim uma média geral sempre privilegiando os aspectos qualitativos, além dos dois professores de Geografia e da coordenadora geral do Ensino Fundamental Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação de Formosa Goiás. Os resultados obtidos demonstram que o Ensino de Geografia tem tido bons resultados qualitativos. Ao se observar as respostas, se teve uma visão positiva da prática de ensino/aprendizagem tanto na perspectiva dos alunos como dos professores, o único adentro a ser feito é a concepção da importância do Ensino de Geografia pelo grupo gestor do munícipio que parece um tanto longínquo da realidade escolar.
Palavras-Chave: Ensino, Aprendizagem, Geografia, Concepções.
Downloads
References
CALLAI, Helena Copetti, A formação do professor da geografia: O professor, Ijuí – RS, Ed. Unijuí, 2013.
CAVALCANTI, lana de Souza, O Ensino de Geografia na Escola, Campinas, São Paulo, Papirus, 2012.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de, Para onde vai o ensino de geografia? (org.), 10ª Ed. – São Paulo: Contexto, 2012.
PPP, Projeto Politico Pedagógico, Escola Municipal Professor Joaquim Moreira, Formosa Goiás, 2014.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília, 1998.
SECRETARIA DE EDUCAÇAO FUNDAMENTAL. Parâmetro curriculares nacionais: Geografia. Brasília, 2001.
VESENTINI, José William, Repensando a geografia escolar para o século XXI, São Paulo – SP, Plêiade, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.