OBSTÁCULOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A FONTE DE OBSTÁCULOS DURANTE A APRESENTAÇÃO DO TEMA PROBABILIDADE

Authors

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC.
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, PR.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33356

Keywords:

Ensino de matemática, Obstáculos, Probabilidade.

Abstract

Apresentamos os resultados de uma investigação com o objetivo de analisar os posicionamentos de seis professores de Matemática no município de Tijucas, Santa Catarina sobre obstáculos no ensino de Matemática durante a apresentação em sala de aula sobre o tema probabilidade. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas e a técnica de complemento. Para as análises, definimos três unidades: a natureza de obstáculo, fontes de obstáculos e atitudes dos professores de Matemática em situações de tensão. De maneira geral, constatamos que os professores apresentam aspectos importantes que caracterizam a importância do tema probabilidade na prática docente, como o questionamento, valorizando, por exemplo, as situações práticas do cotidiano. Entretanto, alguns ainda parecem ter uma compreensão parcial de obstáculo e suas possíveis fontes para o ensino de Matemática, não explicitando aspectos importantes, como seu posicionamento crítico e reflexivo sobre o uso desse conhecimento. Percebemos que eles apresentam noções sobre o “reconhecimento do obstáculo”, no entanto ainda encontram dificuldades em efetivar nas salas de aula, junto com seus estudantes, um processo de (re)construção dos conceitos matemáticos.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC.

Doutorando em ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR/PR

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, PR.

Dra. em Engenharia de Materiais pela UFRGS. Professora do quadro permanente do PPGECT da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, PR.

Published

2015-08-16

How to Cite

BRUM, Wanderley Pivatto; RUTZ DA SILVA, Sani de Carvalho. OBSTÁCULOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A FONTE DE OBSTÁCULOS DURANTE A APRESENTAÇÃO DO TEMA PROBABILIDADE. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.33356. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/33356. Acesso em: 12 mar. 2025.